Cinco décadas de evangelização sob a luz de São João Batista

A comunidade católica do Parque João Ramalho, em Santo André, depois de participar ativamente da Novena em preparação à celebração do Jubileu de Ouro, vivenciou com muita emoção a Missa em Ação de Graças pelas cinco décadas de evangelização da Paróquia São João Batista, que tem sua sede na Rua Piracanjuba, 42.

A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini que expressou assim o clima que encontrou ao chegar: “Vejo no rosto de cada um de vocês a alegria por terem seguido os passos de Jesus Cristo sob a proteção de São João Batista. Muitos possivelmente estiveram aqui há cinquenta anos quando foi criada esta paróquia. Aqui vivem a partilha do amor. Peço a Deus que ninguém se desanime e continuem firme na caminhada”.

Desde o dia 9 de abril de 2010, Padre Odair Gonçalves Bezerra é o pároco nesta comunidade. Diante da assembleia, recordou que no dia de sua posse falou uma frase que tem se confirmado no dia a dia: “Juntos seremos felizes”. Ele também falou do seu sentimento naquele momento: “é muita alegria poder celebrar os 50 anos desta paróquia. A gente até treme. É a primeira vez que participo como padre de um jubileu de ouro”. Ele também recordou de todos os sacerdotes que passaram pela comunidade, e agradeceu a presença de Padre Joaquim que ali também pastoreou.

Padre Odair fez questão de enaltecer a contribuição dos paroquianos, dos agentes das pastorais. “Não se celebra sozinho. Aqui tem o esforço de cada um de vocês, e de tantos que contribuíram e hoje estão na Cada do Pai. Foram tantas lutas vencidas. Nenhum obstáculo foi capaz de nos derrubar. Contamos sempre com o apoio de São João Batista, ele que é primo de Jesus e traz no seu DNA, a coragem e o amor de nosso Salvador. Vivemos à luz do nosso padroeiro, que nunca esmoreceu e até morreu por esta entrega ao Reino de Deus. Nesta paróquia se manifesta o amor de Jesus. Foi nesta paróquia que Deus plantou a semente do seu Reino em nosso coração. Onde está o povo, está Deus”.

Homilia

Dom Pedro mais uma vez passou um forte ensinamento ao comentar a Palavra de Deus. “O Evangelho nos fala do perdão. E quem será que aqui nunca precisou de um perdão, ou de dar o perdão? A guerra só existe por causa do ódio que não consegue perdoar ninguém. E olha que nem a família fica impune diante deste ódio que destrói”.

A assembleia ouvia com vivo interesse a explanação de Dom Pedro que disse “Só quem é forte consegue perdoar. O fraco não é capaz desta atitude. Quem realmente perdoa sabe esquecer. Esse negócio de dizer que perdoa, mas fica longe de mim, não é perdão de verdade. Temos realmente que dar uma nova chance. O perdão tem poder curativo. Melhora a alma. O perdão nos liberta”. E encerrou com um alerta. “Mas quem é perdoado tem que fazer de tudo para reparar o erro cometido”.

Jubi 02