Diocese de Santo André

Dom Pedro assume presidência da Caritas e destaca Igreja perto dos mais pobres

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, tomou posse como presidente da Caritas Diocesana, em reunião da diretoria, neste sábado (15), na Cúria Diocesana. Pelo estatuto da entidade, o presidente sempre será o bispo de Santo André.

Dom Pedro aproveitou para destacar a importância da Caritas para a Igreja, em ajudar os que mais precisam. “A Caritas se torna muito evidente em uma diocese grande como a de Santo André. É que os grandes centros urbanos têm problemas sociais maiores. A Igreja deve sinalizar sua preocupação e presença junto aos mais pobres”, explicou o bispo, lembrando o Papa Francisco. “Na linha da opção preferencial pelos pobres assumido inicialmente pela Igreja Latino-americana é hoje evidenciada por toda a Igreja, especialmente através da voz do Papa Francisco”, disse.

Neste sentindo, segundo o bispo, a Diocese de Santo André precisa levar adiante o trabalho da Caritas, buscando recursos para ajudá-la. “Temos que ir atrás de recursos já existentes em organismos públicos que devem ser destinados a esta finalidade. E sensibilizar os católicos que façam doações. E isto, evidentemente, dentro das normas legais de gestão e prestação de contas”, frisou o bispo, que destacou a diretoria. “Fico feliz de os diáconos estarem envolvidos nas Caritas”.

O gestor da Casa de Moradia do Parque Miami, em Santo André, o diácono Nilton, destacou a importância do bispo Dom Pedro. “Suas palavras demonstram sua proximidade que terá, seguindo a linha de Dom Nelson (Westrupp, scj). Ele prometeu dar todo o apoio e que este trabalho deve expandir para outras cidades”, explicou o diácono Nilton.

Surpresa

Após o término da reunião, Dom Pedro fez visitas surpresas às pessoas que estavam em reunião na Cúria Diocesana. Primeiramente, visitou os coordenadores das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e depois a reunião também de coordenadores da Pastoral Vocacional.

IMG_2696 IMG_2701

Compartilhe:

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo

Jornada Diocesana da Juventude convida os jovens a propagar o Reino de Deus

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito

Encontro Diocesano dos Músicos destaca a importância da liturgia e da formação contínua

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024