Feira Vocacional recebe visita de Dom Pedro

Com objetivo de divulgar as congregações, a 11ª Feira Vocacional da Diocese de Santo André aconteceu neste domingo (2/8), na Paróquia São Bento, em São Caetano do Sul, com o tema “Mande trabalhadores para a sua messe” (Lc 10,2) e o lema “O êxodo, experiência fundamental da vocação”.

Os organizadores expressaram sua alegria pela presença do novo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que, após sua posse em 24 de julho, participou de seu primeiro evento diocesano. E seu jeito espontâneo logo ficou registrado. Antes da celebração da Santa Missa, visitou os stands, brincou com os participantes e chegou até a pular “amarelinha”.

Sobre a Feira disse “Acho muito positiva e proveitosa esta Feira Vocacional. É bom em termos de vocação e porque tudo que congrega é positivo, promovendo as vocações. Também demonstra a unidade na diversidade. Como diz o ditado popular, ‘a união faz a força’. Esperamos que amplie mais para que outras (congregações) participem”, frisou.

Em seguida, presidiu a Santa Missa, com a concelebração do Pe. Dayvid da Silva, assessor da pastoral, do Pe. Cláudio Tafarelo, pároco local, e do Pe. Frei Paulo Santos. Como o primeiro domingo de agosto é lembrada a vocação de todos os ministérios ordenados, o bispo e os sacerdotes foram homenageados, assim como os seminaristas.

Diversidade

Para Pe. Dayvid, o evento demonstra um pouco da riqueza da Igreja em relação às vocações. “A Feira tem como objetivo mostrar a diversidade de dons que a Igreja possui. O intuito é falar a todos na diocese como somos ricos na diversidade”, disse o sacerdote, que também elogiou a organização. “Quero destacar o trabalho do SAV/PV (Serviço de Animação Vocacional da Pastoral Vocacional), que planejou tudo, desde o início do ano. Sem esta equipe, não teria Feira. Também agradeço ao Pe. Claudio, que recebeu o evento e nos acolheu muito bem”, completou.

O coordenador da Pastoral Vocacional, Márcio Milani, destacou que a Feira fomenta a partilha entre as congregações, movimentos e pastorais. “Devido às inúmeras atividades, eles se encontram pouco para partilhar. Aqui, se encontram e podem combinar eventos juntos em outras situações”, comentou o coordenador.

Unidade

O conhecer o outro foi um dos pontos positivos para os expositores. “Apreciar as outras congregações que têm na Diocese, ver a beleza que há dentro da Igreja. Isso é muito bom. A Diocese está de parabéns por este evento”, disse a Irmã Salesiana Ivone Resende. “A Feira é importante para conhecermos todo o trabalho que a Diocese oferece, com os dons e carismas. Mostra-nos que podemos servir ao Senhor de diversas maneiras”, emendou José Carlos de Oliveira, da “Equipes de Nossa Senhora”.

Além dos stands com as congregações, Pastorais e Movimentos, a Paróquia São Bento também expôs um pouco de sua história já que está em comemoração pelos seus 50 anos. A Feira ainda contou com a atração musical do Chinela Franciscana, que se apresentou em diversos estilos.

Espontaneidade

Ao ser homenageado juntamente com os sacerdotes por crianças durante a Missa, o bispo quis ser mais “justo” com elas. Como apenas uma estava com vestimenta de bispo, Dom Pedro tirou sua mitra e a colocou na cabeça da outra criança. “Para ficarem ambos iguais”, brincou, arrancando sorrisos e aplausos de toda a assembleia.

Texto de Thiago Silva

Fo01 Foto02 Foto04 Foto05 Foto06 Foto07 Foto08 Foto09 Foto10 Foto11 Foto12 Foto13 Foto15 Foto16 Foto17 Foto18 Foto19