A Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, recebeu neste domingo (13/9) o 15º Encontro de Formação Anual Diocesano com os catequistas do Batismo. O evento contou com a palestras do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e do Pe. Joel Nery, da Pastoral Catequética, além de um breve comentário do coordenador da Comissão de Defesa da Vida da Diocese, Roberto Vertamatti. O tema foi “No Batismo, recebemos a Misericórdia Divina”, com o lema “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7)”.
Dom Pedro recordou a importância da misericórdia, principalmente porque em 8 de dezembro começa o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. “Ter misericórdia é olhar para a pessoa que está na miséria. Jesus veio mostrar a misericórdia do Pai. A Misericórdia é que vai nos salvar. Muita gente gosta da misericórdia para si, mas não para o outro”, frisou o bispo.
Ele ainda destacou que os problemas do mundo é a falta de misericórdia uns pelos os outros. “Até a corrupção é falta de misericórdia. Eles (políticos) roubam e esquecem que vai faltar (dinheiro) para creche, hospital… Não sabem repartir e ainda roubam”, criticou Dom Pedro. “Por isso que o Papa convocou este Ano Santo”, ressaltou.
Já o Pe. Joel disse que os catequistas do batismo também precisam evangelizar os já batizados, principalmente porque muitas vezes não sabem a verdadeira importância que o batismo tem. O sacerdote também recordou da importância da Pastoral Catequética (que reúne as catequeses do Batismo, Infantil e de Crisma). “Nosso desafio hoje é catequisar os já batizados, os não suficientes conhecedores de Jesus”, explicou Pe. Joel Nery, assessor diocesano da Catequese do Batismo.
Os coordenadores da Catequese do Batismo, José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez, destacaram o objetivo do Encontro. “Foi um encontro de formação, interação, motivação, confraternização e principalmente de oração. Ainda teve a bela palestra de formação do nosso pastor, Dom Pedro, que falou sobre a Misericórdia. Aprendemos muito”, disseram eles.
Alerta
Além de falar um pouco da Comissão em Defesa da Vida, Roberto Vertamatti alertou aos catequistas sobre a importância de todos participarem ativamente contra a ideologia do gênero, que alguns grupos tentam implantar em planos municipais de educação – no Grande ABC, São Bernardo ainda terá votação na Câmara de Vereadores, enquanto nos outros municípios já foram rejeitadas menções sobre a ideologia de gênero. “Inclusive, Dom Pedro fará uma palestra no dia 25 de setembro (19h30) na Câmara. Vamos todos comparecer”, destacou Vertamatti.