Encontro do Catequistas do Batismo ressalta a importância da Misericórdia

A Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo, recebeu neste domingo (13/9) o 15º Encontro de Formação Anual Diocesano com os catequistas do Batismo. O evento contou com a palestras do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e do Pe. Joel Nery, da Pastoral Catequética, além de um breve comentário do coordenador da Comissão de Defesa da Vida da Diocese, Roberto Vertamatti. O tema foi “No Batismo, recebemos a Misericórdia Divina”, com o lema “Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7)”.

Dom Pedro recordou a importância da misericórdia, principalmente porque em 8 de dezembro começa o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco. “Ter misericórdia é olhar para a pessoa que está na miséria. Jesus veio mostrar a misericórdia do Pai. A Misericórdia é que vai nos salvar. Muita gente gosta da misericórdia para si, mas não para o outro”, frisou o bispo.

Ele ainda destacou que os problemas do mundo é a falta de misericórdia uns pelos os outros. “Até a corrupção é falta de misericórdia. Eles (políticos) roubam e esquecem que vai faltar (dinheiro) para creche, hospital… Não sabem repartir e ainda roubam”, criticou Dom Pedro. “Por isso que o Papa convocou este Ano Santo”, ressaltou.

Já o Pe. Joel disse que os catequistas do batismo também precisam evangelizar os já batizados, principalmente porque muitas vezes não sabem a verdadeira importância que o batismo tem. O sacerdote também recordou da importância da Pastoral Catequética (que reúne as catequeses do Batismo, Infantil e de Crisma). “Nosso desafio hoje é catequisar os já batizados, os não suficientes conhecedores de Jesus”, explicou Pe. Joel Nery, assessor diocesano da Catequese do Batismo.

Os coordenadores da Catequese do Batismo, José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez, destacaram o objetivo do Encontro. “Foi um encontro de formação, interação, motivação, confraternização e principalmente de oração. Ainda teve a bela palestra de formação do nosso pastor, Dom Pedro, que falou sobre a Misericórdia. Aprendemos muito”, disseram eles.

Alerta

Além de falar um pouco da Comissão em Defesa da Vida, Roberto Vertamatti alertou aos catequistas sobre a importância de todos participarem ativamente contra a ideologia do gênero, que alguns grupos tentam implantar em planos municipais de educação – no Grande ABC, São Bernardo ainda terá votação na Câmara de Vereadores, enquanto nos outros municípios já foram rejeitadas menções sobre a ideologia de gênero. “Inclusive, Dom Pedro fará uma palestra no dia 25 de setembro (19h30) na Câmara. Vamos todos comparecer”, destacou Vertamatti.

17 16 15 14 01 13 12 09 08 06 05 04 03