Em dia de valorização da unidade, o Movimento dos Focolares na Diocese de Santo André organizou em 25 de outubro a Jornada do ABC – organizado uma vez por ano – no auditório da Mitra Diocesana, em Santo André. Com o tema central “Amar a todos sem fazer distinção entre pessoas”, o encontro contou com troca de experiências entre os focolarinos.
Fernando Ortiz, um dos coordenadores, destacou que “o objetivo é encontrar, trocar experiências e conviver. Estar aberto ao diferente, ao que não conheço, o que parece menos simpático, fazer o que não fazemos no cotidiano. Amar o inimigo. Fazer o esforço àquele que está mais necessitado. O próximo é aquele que está ao seu lado, no trabalho, no trânsito. A jornada é para praticar. E também para divulgar esta espiritualidade”.
A outra coordenadora do Movimento, Marta Volpe, falou sobre a importância de realizar o encontro na Mitra. “Queremos sempre ser reflexos da Igreja. Por isso realizamos o encontro aqui. Quisemos reunir todos os representantes do Movimento da Igreja na sede da Diocese”, frisou.
A Jornada ainda contou com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Ademir Santos de Oliveira, assessor do Movimento no Grande ABC, além de Vigário Geral da Diocese de Santo André. Em sua homilia, o sacerdote disse que devemos focar em Jesus assim como o cego Bartimeu, em relação ao Evangelho de domingo (Mt 10, 46-52).
O padre ressaltou que “o discípulo de Jesus tem que ouvir, assim como o cego ouviu Jesus e gritou com o título messiânico: ‘Filho de Davi’. Corremos o risco de se perder pelo caminho se não focarmos em Jesus. O cego entendeu que quem passava era o Senhor e lançou fora o manto (sua única segurança) porque aquilo não servia mais”