A Palavra de Deus não pode faltar em nosso dia a dia

Os agentes da Região Pastoral São Bernardo Centro que estão mais ligados ao Ministério da Palavra compareceram em grande número no encontro com Dom Pedro realizado na Paróquia São José do Baeta Neves. A palestra do Bispo Diocesano enalteceu que “No dia a dia, temos que levar a Palavra de Deus. Em qualquer reunião de nossas pastorais, não deveria faltar a leitura de ao menos um trecho da Palavra de Deus. Nada substitui a Palavra de Deus. Vejam que ao participarmos do Terço temos um encontro com passagens bíblicas, na devoção popular também estão valorizados diversos trechos do Livro Sagrado”.

Dom Pedro também chamou a atenção para que quando ministrados “Os Sacramentos sejam acompanhados da Palavra de Deus. Todas as cerimônias como do Batismo, do Matrimônio devem constar de ao menos dois versículos da Palavra de Deus”.

A formação também foi bastante enfocada na palestra. Dom Pedro disse que “É muito importante que nossos agentes – de todas as pastorais – participem de formações para que possam transmitir com fidelidade a compreensão da Palavra de Deus, para que possam conduzir na reunião, a meditação e que todos possam entender a Palavra de Deus”.

Para os demais

A Palavra de Deus não deve ficar presa dentro de nós, explicou Dom Pedro. “Ela não deve ser algo só para nós. Aquilo que ouvimos deve ser retransmitida, levada avante. Quando o Anjo Gabriel falou com Maria, estava transmitindo a Palavra de Deus. E Maria corre a transmiti-la para Isabel. É assim que devemos agir. A Palavra de Deus que ouvimos deve ser dada aos demais de nossa convivência. Quem a ouve sente-se compelido a levar avante, para os outros, para os demais”.

O bispo fez um alerta. “Mas atenção. Muito conhecimento e pouca sabedoria de nada adiantam. O diabo quando tentou Jesus no deserto demonstrou que tinha total conhecimento das coisas de Deus, mas nenhuma sabedoria de nosso Pai Celestial. A palavra atinge quando vem do coração. Quando vem de dentro de quem está falando. Ao contrário é apenas o caso de quem fala da boca para fora. Ninguém acredita, ninguém leva a sério”.

Contribuição sacerdotal

O bispo diocesano, após a sua fala, solicitou que os sacerdotes presentes contribuíssem com algum pensamento sobre o tema que foi tratado naquela noite. Vejam a seguir a mensagem que foi passada:

Pe. Beto – “Que exercitemos bastante para que ao proclamarmos a Palavra de Deus ela seja compreendida. É triste quando nos deparamos com leituras que não conseguem atingir os demais”.

Pe. Raimundo – “Quando falamos, influenciamos as pessoas de alguma forma. O que dirá então se esta Palavra é a Palavra de Deus. Vejam quanto ela é importante na vida das pessoas”.

Pe. Jadeilson – “Lembro também da passagem do Deserto. Jesus venceu seu oponente, venceu a tentação utilizando-se da Palavra de Deus. Esta Palavra nos ensina que podemos vencer em nossa vida”.

Pe. Angelo – “Estou há 40 anos no Brasil e afirmo que aprendi muito sobre a Palavra de Deus com as CEBs. Lendo o Livro Sagrado descobrimos o que Deus quer nos dizer. Na Bíblia, Deus nos fala”.

Pe. Gabriele – “Não se trata de mais um livro. A Bíblia é o próprio Deus que nos fala. Tem quem não sabe ler, mas entende a Bíblia. Isto acontece só de ouvir a proclamação da Palavra”.

Pe. Pe. Nistal” – “Eu agradeço pelo muito que aprendo com os brasileiros. Na Espanha é difícil encontrar pessoas que expliquem a Bíblia. Vocês leigos chegam onde os padres não chegam. Vocês são a força da Igreja”.

Pe. Clemilson – “Agradeço por participar desta Visita Missionária. Estou feliz de ver tantas pessoas aqui e nesta hora tardia, após um dia cansativo, de forte chuva. Isto nos alegra por que mostra que não estamos sozinhos”.

Pe. Augusto – “A Palavra de Deus é sempre nova. É o Espírito Santo que atualiza a Palavra em nossas vidas. Para compreende-la temos que invocar o Espírito Santo, viver em comunidade e entender o contexto histórico”

Diácono Wagner – “Nos reunimos ao menos uma vez por semana para ouvir a Palavra de Deus. Esta Palavra é o próprio Jesus, que consegue transformar a nossa vida não importa a idade que temos”.

Diácono Everson – “Como aprendemos em Isaias, a Palavra de Deus é como chuva e neve que não volta a Deus sem que tenha dado frutos. Nosso povo tem sede desta Palavra. Somos instrumentos de Deus, que nos usa para fortalecer as pessoas com esta Palavra”.