O paroquiano Gabriel Arcanjo definiu assim a festa preparada para o Padre Carlito. “Dá gosto ver Pe. Carlito Dall’Agnese chegar aos 80 anos, cercado pelo carinho e pela admiração de amigos, seguidores, pessoas do mundo político e empresarial; gente do povo e da elite; ministros, catequistas e pessoas consagradas; cantores. O bispo não pôde comparecer, mas enviou com antecedência afetuoso cartão de felicitações”.
A celebração transcorreu ao estilo Carlito, o padre-cabeça, que lê muito, sobretudo livros sobre teologia, mas também de comportamento, psicologia, de autores renomados e vividos coerentemente em suas especialidades. Mas, como ler não basta, o gaúcho de Guaporé e cidadão são-bernardense honorário vai fundo em suas reflexões e é generoso em partilhar seu conhecimento, sem pedantismo”.
Um exemplo é quando se prepara para fazer as homilias, como a que fez no dia da festa, (21/04), transformado em momento propício do seu pastoreio. Ele também aprecia presentear seguidores mais próximos com exemplares de livros e revistas voltados à pastoral cristã.
Coração e mente abertos, Pe. Carlito é incansável defensor da Nova Evangelização, no espírito do Concílio Vaticano II. Em 2013, ao criar a Capela Jesus da Serra do Mar, na Chácara Querência, Pe. Carlito certamente enxergava ali ambiente propício para desencadear a prática dos conceitos que formam o livro “Nunca Pare de Sonhar”. Um de seus mais citados.
Esse padre-cabeça é um desses sonhadores, e em sua nascente e crescente comunidade pode estar o embrião da Igreja renovada, fiel aos ensinamentos e à vida de quem dá nome e sentido a ela: Jesus Cristo. Pe. Carlito quer que sua Chácara Querência passe, desde já, a ser a Casa da Solidariedade.