A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santa Maria em Santo André, recebeu no domingo, dia 10 de abril, a Concentração das Ligas Católicas Jesus, Maria e José. O evento contou 300 liguistas das federações das Dioceses de Franca, Itatiba e Três Corações-MG, além da de Santo André.
O evento iniciou com Santa Missa presidida pelo Coordenador Eclesiástico Nacional, Pe. José Raimundo Vidigal C.Ss.R, e concelebrada pelo pároco local, Pe. Jean Rafael Eugênio Barros. Segundo Pe. José, o encontro serve para trocar experiências entre os liguistas. “Buscamos aprender um pouco mais da vocação dos liguistas, que existe para levar Deus às famílias e para levar as famílias para Deus. Também queremos ser um grupo em sintonia com a Igreja local”, destacou o sacerdote.
O presidente da Confederação Nacional, Rodrigo Trotta Moreira, destacou que o evento serve para fortalecer os liguistas. “Temos três federações no Estado de São Paulo e vamos fundar mais uma, em Bragança Paulista. Não podemos perder a espiritualidade. A Liga, por ser um movimento bem ortodoxo, bem antigo, foi se esvaziando em alguns lugares, mas graças a Deus voltou a aumentar”, disse o presidente.
Para o presidente da Federação das Ligas Católicas da Diocese de Santo André, Cristóvão Sanches Moreno, o evento visa proporcionar experiências para serem desenvolvidas em pelos liguistas. “Que todos levem para suas paróquias algo que possam fazer proveito no desenvolver de suas atividades”, disse ele. O diácono transitório William Mariotto Torrer, que acompanha o movimento no Grande ABC, lembrou-se da unidade entre todos. “Os irmãos vêm de diversas partes do Brasil e se encontram para lembrar que eles são uma família e que evangelizam as famílias”, emendou.
Anfitrião do evento, o Pe. Jean elogiou os integrantes da Liga. “A importância da Liga na vida da Igreja é sempre esta atitude daqueles que lutam, são soldados pela fé, buscam a dignidade e o projeto de Deus de poder fazer da evangelização um sinal do amor, da graça, da bênção de Deus para podermos esparzir que o próprio Cristo nos dá com alegria: a vivência em vida de comunidade”, disse o sacerdote.
Participação
Para quem quiser participar da Liga, procure uma destas paróquias: (Mauá) Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Vitórias e São José; (São Caetano) São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Prosperidade e Sagrado Coração; e (Santo André) Nossa Senhora de Fátima (bairro Santa Maria) e Nossa Senhora das Dores.