No dia 21 de outubro de 1812 a região do Grande ABC ganhava sua primeira paróquia. Foi a Nossa Senhora da Boa Viagem, a hoje Basílica Menor de São Bernardo do Campo. Precisariam passar 104 anos para que a Diocese de Santo André pudesse contar com a sua centésima paróquia. Isto por que na noite de 17 de junho último, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa de sua instalação. Ela tem o nome de Paróquia São José Operário e fica na Rua Pedro Brancalion, nº 12, no Jardim Itapeva, em Mauá.
A nova paróquia da Diocese de Santo André nasce com cinco capelas sob sua abrangência territorial. São elas: Capela São Francisco de Assis, (na Avenida Barão de Mauá, 7050, Jardim Adelina), Capela Cristo Operário, (na Rua Leonel Lima e Silva, 1037, Jardim Esperança), Capela Sagrada Família (na Rua Benedito Maia, 169, Jardim Itapeva 2/Canadá), Capela Nossa Senhora Aparecida (na Avenida das Aleluias, s/nº, Jardim Serrano), e Capela Nossa Senhora da Visitação, (na Rua Caminho 5, s/nº).
O decreto de sua instalação foi lido pelo Padre Osvy José Guilarte Figueira, que nos últimos quinze anos esteve a frente da Paróquia São João Batista, a qual até então pertencia a nova paróquia. Durante a celebração Dom Pedro deu posse ao primeiro Administrador Paroquial desta casa de Deus, o Pe. Zezé, que solenemente recebeu os livros tombo onde serão registrados o histórico a ser vivido nesta comunidade. Também recebeu o Livro Sagrado, a chave da Igreja, a chave do Sacrário, os instrumentos para o batismo e a estola roxa.
Dom Pedro extraiu da Leitura do Evangelho daquele dia, as três mensagens que decidiu passar para a assembleia. “A comunidade paroquial é aquela que faz a aliança com Deus. O povo retratado na Bíblia não tinha o rei que fazia a ponte entre a população e Deus, mas nós temos Jesus Cristo que nos tornou herdeiros da herança divina”.
O bispo diocesano também ensinou que “Deus nos pede para construirmos nosso tesouro no céu e não na terra. Aqui não adianta nada, já que tudo vai ficar aqui mesmo. O único tesouro que vai nos acompanhar quando estivermos diante de Deus é o amor. Tenhamos em mente que é do amor de Deus que vem coisas boas. E que é só destas coisas de Deus que verdadeiramente necessitamos”.
Por fim explicou que “Devemos seguir o exemplo da fidelidade de José, que mesmo diante dos problemas da dificuldade, sempre acreditou nos ensinamentos do Criador, nunca disse um não e se colorou inteiramente para servir como instrumento do Reino de Deus”.
Da bonita mensagem deixada por Padre Zezé destacamos sua fala de que “Desde o início sempre permiti que Maria abrisse os caminhos por onde passaria. Deixei que ela decidisse para onde deveria ir, onde deveria servir. Entendo que devemos dar a nossa vida no local onde estamos, e por isso é aqui nesta nova paróquia que vou dar a minha vida, esforçando-me para ajudar na construção do Reino de Deus”.
Confira o álbum completo: https://flic.kr/s/aHskyDWkdb