O coordenador da Região São Bernardo – Anchieta, Pe. Gonise Portugal da Rocha (também pároco da “Santa Maria”), disse que Visita Pastoral Missionária, que aconteceu na região do dia 18 a 26 de junho, trouxe a oportunidade de conhecer e evangelizar em locais com realidades diferentes. Ele participou junto com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, sacerdotes da região e leigos missionários da reunião de avaliação da Visita.
Segundo o presbítero, a Visita Pastoral Missionária demonstrou que não basta ao cristão ficar preso em sua paróquia, mas sair em missão. “Foi importante porque conhecemos novas realidades, boas e sofridas, destacando que a Igreja está presente em todos os lugares. Ser missionário é atuar como o Papa Francisco pede. Ser uma Igreja em Saída”, disse Pe. Gonise.
Para ele, depois desta Visita, a região se tornou diferente. “Foi de fato levar a boa notícia, não somente orar com a Palavra de Deus, mas ir a este encontro do próximo. Não teremos a resposta para tudo porque será o Espírito Santo que vai conduzindo, iluminando para que a gente ajude de fato tantas pessoas que estão se perdendo. Reacenda a chama da fé que as pessoas estão perdendo. A região será diferente”, finalizou.