Teve início no dia 15 de agosto o XVII Congresso Eucarístico Nacional, (CEN 2016), na bela cidade de Belém, estado do Pará. E como integrante do grupo que aqui representa a Diocese de Santo André, enviarei um texto de reflexão por dia.
Durante a vinda, ainda no avião, lia o texto base, que recorda que a desigualdade é um contra-testemunho a todos. Ao adentrar no Estádio Olímpico Mangueirão, deparei-me com uma multidão, belíssima, que rezava.
Logo depois, nas arquibancadas, a visão de um vendedor ambulante. Num dado momento, uma menina que estava do meu lado o chamou para comprar algo e ele não ouviu. Isso se repetiu muitas vezes. Até que todos notamos que ele era surdo. Todo este episódio se deu durante a homilia de Dom Cláudio Hummes, gente também nossa, do Grande ABC.
Lá embaixo havia a pregação da partilha, do convite ao banquete, do convite a solidariedade. Em cima, uma grande denúncia. Enquanto muitos comemoram, há gente que precisa trabalhar para ganhar o pão.
Enquanto não houver oportunidade para que todos tenham o pão material e o pão da vida, há necessidade de refletirmos até que ponto Jesus nos alcançou e mudou nossa vida Viva o CEN 2016!
Texto do Seminarista Hamilton Gomes