Diocese de Santo André

Bispo aos catequistas: Atitude de bondade diante da maldade já é uma correção

A Catequese de Crisma, da Pastoral Catequética, realizou na manhã de sábado, dia 24, o Encontro de Catequistas e Adolescentes, na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. O palestrante foi o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que falou sobre o tema “Como falar sobre a Misericórdia com os jovens e adolescentes”.

Dom Pedro destacou que todos precisam agir com compaixão com as pessoas que erram. “Compaixão é diferente de dó, a paixão em latim quer dizer sofrimento. Compaixão é sofrer com alguém. A atitude de bondade diante da maldade já é uma correção. Depois, você vai curar as feridas”, explicou o bispo.  E para curar as feridas, Dom Pedro prescreveu o remédio. “O remédio é Jesus. A riqueza é Jesus. A pessoa pode experimentar o que é a liberdade de servir e amar,” disse. Mas antes agir como médico, é necessário aprender, ressalta o bispo. “Uma coisa é certa: Se não provarmos a misericórdia de Cristo e não confiarmos nela, não transmitiremos misericórdia para ninguém. O modo de transmitir a misericórdia é você provar como aquele publicano que provou a misericórdia de Deus.  A misericórdia supõe a capacidade de amar”, frisou.

Dom Pedro ainda elogiou a missão dos catequistas. “Ser catequista é um chamado de Deus, é uma paixão, é uma vocação, é um modo de exprimir o amor a Jesus. O catequista é o missionário porque vai ao encontro daquele que está sendo catequizado para iluminar o coração que será evangelizado”, explicou.

O assessor diocesano da Catequese de Crisma, Pe. Gonise Portugal de Rocha, destacou a importância das palavras de Dom Pedro. “O nosso bispo destacou como falar da Misericórdia aos jovens. Ter compaixão, esta sensibilidade com o jovem. Agora é colocar em prática”, disse o sacerdote.  A coordenadora, Maria Zélia M.P.S Serena, também elogiou a palestra e destacou a importância do encontro. “Promove a unidade entre os catequistas. Assim, podemos caminhar na mesma direção, fazendo despertar nos jovens o desapego pelo consumismo”, emendou.

Os catequistas ainda participaram de conversas entre eles, onde compartilharam experiências vividas em suas paróquias.

CONFIRA AS FOTOS: https://www.flickr.com/photos/139815508@N03/albums/72157674371978916

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”