Um dia frio e um feriado, cenário perfeito para dormir até mais tarde, assistir televisão em meio a cobertores, mas não para o povo da Região Pastoral Diadema. Na manhã do dia 7 de setembro, os fiéis de Diadema reuniram-se no Salão da Matriz da cidade, Imaculada Conceição, para o 1º Encontrão Regional de Liturgia, com a temática central: “O corpo não se compõe de um só membro, mas de muitos”. (1Cor 12,14).
O encontro teve início às 7h na igreja com a Santa Missa presidida pelo Padre Pedro, pároco da Matriz, contando também com a presença do Padre José Ailton, da Paróquia Santa Rita. Após a Missa foi oferecido um café aos participantes do evento e posteriormente começou o ciclo de palestras.
A primeira palestra do dia ficou por conta do Padre Júlio Neves Rodrigues, da Paróquia Maria mãe dos pobres, que abordou o tema sobre a necessidade de formação e participação litúrgicas, explorando em sua fala desde aspectos conceituais a incidências práticas.
Na segunda palestra o Padre Dayvid da Silva, da Paróquia Senhor Bom Jesus (Piraporinha) desenvolveu o aspecto da unidade e sentimento e pertença à comunidade à partir das Sagradas Escrituras, de maneira pontual, os escritos paulinos, levando os presentes à reflexão sobre como tem vivido e atuado dentro deste corpo.
Na terceira e última palestra o seminarista e assessor diocesano do canto litúrgico, Guilherme Franco, explanou com clareza e objetividade sobre a dignidade da música nas celebrações litúrgicas, lançando luzes no que tange a compreensão de música sacra, música litúrgica e quais suas adequações no contexto eclesial e na liturgia. Falou sobre o hinário da diocese, cujos cantos estão presentes no Abc Litúrgico, explicando ser este instrumento para que sirva de sinal de unidade neste aspecto na diocese.
O encontro superou as expectativas de seus organizadores, obtendo grande sucesso adesão, contando com a presença de cerca de 350 pessoas. A louvável iniciativa do Regional pode e deve ser replicada pelas demais Regiões.