Equipes de Nossa Senhora mantém encontro anual com o bispo

Tem se tornado uma tradição o encontro anual das famílias participantes dos quatro setores diocesanos das Equipes de Nossa Senhora. Neste ano a formação espiritual ministrada por Dom Pedro Carlos Cipollini foi na noite de sexta-feira, (30/09), no Auditório da Mitra Diocesana, no Centro de Santo André.

Com o tema: Viver a Missão com a alegria, e o lema: “Não fostes vós que me escolhestes; mas fui eu que vos escolhi”, (Jo 15,16), o bispo falou sobre o nono capítulo da Exortação Apostólica pós-Sinodal do Papa Francisco sobre a família. “Amoris laetitia”, a “Alegria do Amor”, fruto de dois sínodos que trabalharam o tema família.

Em sua fala, o bispo iniciou recordando que a Igreja surge em ambiente familiar, e que Deus é o fundador da família. Sobre o capítulo específico sobre a Espiritualidade Familiar e Conjugal, Dom Pedro ressaltou que existe a espiritualidade das congregações religiosas e que o documento se refere a espiritualidade dos leigos que é diferente, mas não menos santificada. “O cristão deve procurar aumentar sempre a sua espiritualidade. Uma árvore sem seiva é uma árvore seca; é a mesma coisa do que ser cristão sem ter espiritualidade”, comparou.

No ambiente familiar, Dom Pedro reforçou que “É sempre importante, ouvir o outro. respeitar o outro, cuidar do outro e ter paciência. Paciência é a capacidade de sofrer as carências do outro. O bom relacionamento é feito de pequenos e constantes gestos de amizade”. “A família não pode ser fechada em si, mas aberta para o acolhimento”.

O bispo também alertou para o fato de que hoje as famílias têm camuflado a presença de Jesus em suas casas. Chegando a esconder os crucifixos. E realçou ao final que “Para uma espiritualidade familiar forte é preciso que se pratique a oração em família. Que estes gestos sirvam de exemplo para os filhos. Um cuidando do outro. Apoiando o outro. Um sendo o pastor misericordioso do outro”.