Diocese de Santo André

Todo Cristão batizado é um Missionário

Escolhemos este mês em que a Igreja celebra as Missões para mostrar o que pensam os missionários da Diocese de Santo André que participaram este ano das muitas Visitas Missionárias nas Regiões Pastorais. Acompanhem os depoimentos e sintam o que eles vivenciaram ao levar a Palavra de Deus aos mais diversos locais.

Sagrado e Histórico

“Para mim a semana missionária foi um momento “Sagrado “e” Histórico”. Com certeza uma grande alegria para os missionários (as), por terem sido escolhidos como missionários de Jesus Cristo e terem cumprido a missão que Jesus e a Igreja lhes confiaram!

O amor é nossa missão! E adentrar na sacralidade de cada lar, em suas particularidades. Tivemos a oportunidade de “Semear” as sementes da Oração no coração das famílias. Tivemos a força de “massagear” o coração das pessoas com a Palavra de Deus e a ternura de Jesus. Para mim na semana missionária, vivemos a comunhão das paróquias, vivemos a unidade na diversidade. Revestiu-nos de ternura e vigor, superou o isolamento, rompeu o fechamento, melhorou nossa intimidade com Deus. Nossa amizade com os amigos missionários e conosco mesmo. Enfim, só quero agradecer a todos os maravilhosos missionários, os sacerdotes que nos acompanharam, toda equipe de organização, e ao nosso querido e incansável bom pastor, Dom Pedro, que a idealizou. Sobretudo, agradecer ao Bom Deus que me abriu mais uma porta para evangelizar e anunciar o mistério de Cristo”.

Inacia Bernadete de Araujo – Rio Grande da Serra

Coragem e Disposição

“Assim como Deus através do Papa Francisco nos pede, devemos ser uma igreja missionária, que saia de sua zona de conforto e se disponibilize a enfrentar as mazelas de nossa sociedade de maneira cristã.

Sinto uma imensa alegria em poder ter participado dessa semana missionária. Poder conhecer as diferentes realidades de minha região, que por muitas vezes passam despercebidas em meio ao caos do dia a dia é uma experimentação revigorante. Um momento único de experiência em comunidade, junto com nosso bispo Dom Pedro e os padres de nossa região, que com coragem e disposição quiseram estar junto de seu rebanho.

E como foi bom perceber que ainda temos jovens, assim como eu, que assumam a batalha do evangelho e que amam levar o Cristo em seus corações. Desejo que o fervor missionário que essa semana acendeu nunca se apague, que possamos cada vez mais anunciar e viver a boa nova do Evangelho. Que Deus abençoe a todos nós!”.

Lucas Gimenez Marquesini – Mauá

Participação e Experiência

“Participei da visita missionária aqui em Diadema todos os dias e o dia todo e foi uma experiência maravilhosa. Visitamos famílias que nos ensinaram muito, fiz muitas amizades com outros missionários e tive a oportunidade de conhecer as Paróquias, Capelas e as Comunidades que eu ainda não conhecia e passei por momentos de muita emoção com cada historia de cada família.

Foi uma experiência única de uma riqueza que nenhum curso ou palestra pode dar que é estar indo em busca daqueles que sofrem, daqueles que precisam ir como nosso querido Papa Francisco nos pede ser uma Igreja em saída. Sinto saudades e espero poder participar novamente quando tiver e for convidada. Vou guardar essa experiência para sempre, vou guardar cada família que conheci, cada rosto que vi lagrimas escorrendo e sorrisos de alegria ao nos receberem com tanto carinho. Foram momentos de muita emoção que só quem participou sabe do que estou falando. Ao fim do dia tínhamos a Santa Missa e foram momentos de muita alegria poder terminar o dia recebendo a Comunhão e ouvir as palavras do nosso querido Bispo Dom Pedro. Espero que em breve tenha novamente mais idas em missão por Diadema porque quero muito viver novamente essa experiência tão linda de ser missionária. Agradeço a Deus pelo convite”.

Cristina Holanda – Diadema

Catequese e Vivência

“Ele esteve entre nós!!! E somos testemunhas…

É impossível descrever, o que senti, acompanhando nosso querido bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, em sua visita Missionária em nossa querida Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Região Pastoral Anchieta SBC, percorrendo as ruas do Grande Alvarenga, sendo aguardado com muita ansiedade em nossas Comunidades. Sua passagem pelas 13 Capelas, durou o suficiente para sentir o carinho de nossos Paróquianos(as), cada um(a) do seu jeito, fez um mimo ao nosso Pastor, com simplicidade e muita ternura!!!

Ainda hoje aflora em meu coração um misto de emoção e gratidão, ao lembrar cada detalhe que vivenciamos, um momento único, edificante! Com certeza uma catequese renovada… Com seu carisma e simplicidade sua presença entre nós foi um grande abraço de Pai!

De sua parte não mediu esforços para retribuir, com um afago um sorriso, uma palavra um gesto de carinho para com todos. Obrigada Dom Pedro, e não esqueça, as portas estarão sempre abertas, volte sempre!

Maria de Lurdes Alves (Mariazinha Alves) – São Bernardo do Campo

Agradecimento e Aprendizagem

A única palavra que temos para descrever em participarmos de uma Visita Pastoral Missionária é Gratidão. Agradecemos em primeiro lugar a Jesus, também não podemos deixar de mencionar nossos amigos Humberto Pastore e a Fernanda Minichello que confiaram a responsabilidade deste trabalho de fotografar, e que foi sem dúvida um presente de Deus. Ter diariamente a companhia do nosso Bispo Dom Pedro e dos missionários visitando as famílias, instituições, casa de repouso, hospitais, prefeitura, câmara, buscando comunicar aos afastados a beleza da fé no Evangelho. Tivemos a oportunidade de vivenciarmos na pratica o que ensina a Bíblia. “Deus não escolhe os capacitados e sim capacita os escolhidos”, pois Ele nos enviou a lugares que nunca pensaríamos visitar, delegacia e hospitais que de certo modo temos um pouco de receio e tristeza quando adentramos.

Todas as paróquias de São Caetano do Sul tiveram missas celebradas por Dom Pedro, e foi muito bom ver todos os paroquianos reunidos por uma mesma causa. Todas as noites, após as missas, tivemos formações com nosso Bispo onde pudemos aprender muito. Em uma dessas formações o Bispo citou o exemplo de um colar, a sua pastoral é como um colar que pode ser feito de bolinhas pequenas, grandes, da cor amarela, azul, isso não importa. O importante é que todas essas bolinhas estejam unidas por uma mesma linha, assim deve ser a nossa pastoral, iremos guardar este exemplo tão simples, mas muito importante, para sempre”.

Rogério Venciguerra & Elaine Venciguerra – São Caetano do Sul

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO