Região Utinga recebe Dom Pedro em Visita Pastoral

Na manhã deste sábado, 1º de outubro, foi realizada a Missa de Abertura da Visita Pastoral Missionária e o envio dos missionários, na Paróquia Santa Teresinha. Esta igreja foi escolhida para ser o ponto de partida desta jornada por dois motivos: primeiro, pois nesta data é comemorado o dia de Santa Teresinha; e, segundo, porque ela é a Padroeira das Missões, fato este que tem intrínseca relação com a temática da Visita Pastoral e com o mês de outubro. Nosso Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a celebração acompanhado, no altar, pelos párocos das igrejas que compõem a Região Utinga.

Com a participação das 12 paróquias da região, a igreja estava repleta de pessoas prontas para celebrar, com grande alegria, um momento de união – não apenas física, mas, especialmente, em torno de um objetivo comum: reconhecer a importância de uma vivência missionária como instrumento de materialização dos ensinamentos da religião católica. Ser missionário exige coragem de professar sua fé àqueles que precisam ou ainda não a conhecem. Vai além de uma vocação: é um pedido que o próprio Deus nos faz.

Ainda no início da missa foram recebidos a bandeira da Infância Missionária e os banners de cada uma das paróquias da Região Utinga, como forma de acolhida. Em sua homilia, Dom Pedro ressaltou que Jesus conta conosco engajados em uma comunidade, para que possamos exercer melhor o papel de missionários. Disse também que, nestes tempos conturbados, devemos focar naquilo que é essencial, eliminando aquilo que é supérfluo. Relatou, brevemente, fatos da vida de Santa Teresinha, relacionando-os com o perfil de um missionário, e incentivou que não tenhamos medo de seguir os planos de Jesus para nós. Já no Ofertório, houve a entrada de outros símbolos da Infância Missionária: o terço missionário – como símbolo da religiosidade – e a mochila, juntamente com as sandálias – lembrando o caráter de disponibilidade e movimentação que devem possuir. Inclusive, estava posicionado no presbitério, desde o início da missa, o globo terrestre, representando também a união de povos e culturas.

Esta missa fez parte das comemorações da Festa da Padroeira da paróquia, para a qual a comunidade preparou-se através de Tríduo. Durante a missa houve bênção das rosas, marca registrada da Santa que prometeu enviar uma chuva de rosas do céu à terra. Ao fim da missa, o Bispo, os padres e os fiéis, bem como os representantes da Infância Missionária, saíram em procissão com destino à Paróquia São Camilo de Léllis. Assim, realizaram a XV Caminhada Diocesana da Infância Missionária, na qual houve bênçãos das casas e dos comércios da região.

O percurso contemplou as ruas: Alameda Vieira de Carvalho, Avenida Utinga, Rua Ana Neri, Rua Miquelina e Rua Leonilda, alcançando a Paróquia São Camilo de Lellis próximo às 13h. A caminhada foi marcada pela presença de leigos e leigas da região, que fizeram questão de demonstrar a sua fé e o seu amor pela Igreja e por Nosso Senhor. Agentes de trânsito acompanharam o deslocamento dos fiéis, e algumas intervenções temporárias foram feitas no trânsito, prezando a segurança dos presentes.

A Visita Pastoral Missionária à Região Utinga acontece até o dia 9 de outubro, e o cronograma pode ser acessado no site da Diocese de Santo André, onde consta o detalhamento das atividades de visita a todas as paróquias e aos principais pontos da região, além dos encontros temáticos do Bispo com os integrantes dos diversos ministérios.