Diocese de Santo André

Jovens agitam universidade em Gincana Vocacional

Domingo é o dia mais silencioso no Centro Universitário FEI, mas o dia 20 de novembro foi diferente. Jovens católicos ocuparam o ginásio da instituição para participar da tradicional Gincana Vocacional, em que se reúnem representando suas paróquias e realizam disputas sadias entre si. E o dia não poderia iniciar melhor. Santa Missa presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, e concelebrada pelo Pe. Adriano Pereira da Silva, assessor da Pastoral Vocacional.

O pastor do Grande ABC destacou que os jovens estão na idade certa para fazer a escolha pelo Reino de Deus. “O quanto antes (se decidir pelo Senhor) é melhor. É a idade certa, a idade de tomar esta decisão. Não quero trabalhar para o reinado do mundo, quero entrar no Reino de Jesus. Quem quer fazer parte do Reino, muitas vezes terá que sofrer, mas quem com Ele sofre, com Ele também reinará. Nossa fé nos alimente”, disse o bispo aos jovens.

Segundo Pe. Adriano, o evento é uma reflexão da vocação. “Reunimos esta juventude para celebrar a vida, a fé, e também propor a reflexão sobre a vocação. Deus tem um caminho para cada um. Estes jovens precisam se colocar diante do Senhor para se questionar qual é o caminho que Deus tem para eles”, disse.

Para o coordenador da Pastoral Vocacional, Marcio Milani, o jovem está cada vez mais interessado em viver bem a vocação que Deus escolher. “Tentamos despertar no jovem que, independente uma vocação religiosa, que tenha vocação da família cristã, da família santa, para serem leigos santos dentro da nossa sociedade, na nossa diocese. Os jovens estão enxergando isso, estamos despertando neles este trabalho. Temos jovens que iniciou conosco que estão casando, formando família, tem jovens sendo ordenados sacerdotes”, ressaltou Milani.

Seminário

Aliás, o coordenador recordou que, pela primeira vez, há fila de espera para entrar no seminário. São 42 jovens que estão sendo acompanhados neste ano pela Pastoral Vocacional, mas no próximo ano apenas 18 vão entrar no Seminário Propedêutico. “É a nossa limitação. Temos muitos jovens preparados para iniciar a caminhada do sacerdócio”, disse Milani.

Pe. Adriano destacou todo o trabalho realizado pela Pastoral antes de o jovem entrar no Seminário. “O jovem, que se sente chamado, vai discernir aquilo que está sentindo junto com a Igreja. Temos mais de 40 jovens, e realizamos acompanhamentos, retiros, encontros mensais. Há uma equipe de psicólogos. Faço encontro com as famílias. Nossa casa comporta 18 de jovens e, por isso, fica uma lista de espera”, destacou o sacerdote.

img_9870 img_9884 img_9888

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor