Casa do Imigrante nasce da pergunta: O que posso fazer para ajudar?

A Casa do Imigrante já é realidade na Diocese de Santo André. Ela foi inaugurada na noite de quinta-feira (15/12), realizando assim, um sonho dos padres Missionários de São Carlos Scalabrinianos, que em nossa diocese, administram a Matriz de Santo André, Matriz de São Bernardo do Campo e Matriz de Ribeirão Pires.

O bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, mesmo em outro compromisso, no mesmo horário, fez um esforço e lá esteve ao final para elogiar a iniciativa que “trará incontável benefício aos nossos irmãos que aqui chegam, pelos mais diversos motivos, e encontram um país acolhedor”, disse ao se encontrar com Padre Jean Dickson Saint Claire, cs, responsável pela casa.

A bênção das instalações foi dada pelo Padre Agenor Sbaraini, cs, Superior da congregação na Região Nossa Senhora Mães dos Migrantes, região que abrange, além do Brasil, também Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru. Quem esteve presente também na solenidade foi o Padre Edvaldo, hoje em outra missão, mas que serviu, recentemente, com profunda dedicação em diversas paróquias de nossa diocese.

A casa, com sede na Rua Montevideo, 71, em Utinga, Santo André, foi cedida em comodato pela Prefeitura, no ato representada pela Diretora do Departamento de Humanidades, Maria Ferreira de Souza, que falou de sua alegria por ver mais este sonho realizado. Neste espaço os imigrantes, hoje em grande número formado por haitianos, encontrará o apoio necessário para tirar documentação, participar de aulas da língua portuguesa, utilizar os computadores para conversar com seus familiares, e participar de um programa de colocação de emprego.

Padre Dickson recordou o carisma da congregação religiosa, explicando que o fundador ao ver os imigrantes, se perguntava: “o que posso fazer para ajudar”. Esta pergunta vem sendo feita até hoje pelos Padres Scalabrinianos. E uma das respostas encontradas foi a criação desta casa.

unnamed-2 unnamed