Diocese de Santo André

Sopão Mana leva oração e comida aos irmãos das ruas

Um grupo de paroquianos da “Santíssima Virgem”, no Jardim do Mar em São Bernardo do Campo, liderados por Douglas Arruda, reuniu-se no dia 13 de dezembro de 1994, e fez nascer o Sopão Mana, para levar refeição e oração aos nossos irmãos moradores de rua. Naquele grupo, muitos faziam parte da Comunidade de Jovens, como o Armandinho Menezes, que ainda hoje persevera nesta ação.

Os atuais coordenadores: Eduardo Pereira, Milena Oshiro, Saulo Rodrigues e Beatriz Torres, vinte e dois anos depois, “não deixam a peteca cair”. Eles se encontram no terceiro sábado de cada mês, no subsolo da Capela da Santíssima Virgem, na Avenida Lucas Nogueira Garcês, s/nº, por volta das 15h, e juntamente com outros oito integrantes lavam, cortam e preparam as refeições. Depois de tudo pronto fazem uma oração e o padre abençoa a refeição. Então, comem rapidamente e por volta das 19h saem com as oitenta marmitas. Ao encontrarem os moradores de rua, conversam e rezam com eles, e entregam a refeição.

O sopão é só no nome, pois não é mais assim… Na verdade é uma marmita com arroz, feijão, macarrão, legumes, verduras e carne. Os jovens, hoje na faixa dos trinta anos, contam com a inestimável colaboração das “Tias” Eni e Zélia, que os orientam para que as refeições fiquem muito mas muito saborosas mesmo!

O itinerário é percorrido com os voluntários, em dois ou três carros. Seguem pelo entorno da paróquia, passam pela Praça Kennedy, vão para o Riacho Grande, Jardim Silvina, voltam pela Avenida Marechal Deodoro e concluem no Rudge Ramos. Os moradores de rua são em sua maioria formado por homens, chegando a 90%.

Quando a doação não é suficiente para a produção das oitenta marmitas, o jeito é ir na base da “vaquinha” mesmo, como feito recentemente, para a compra do botijão de gás.  Quem quiser ser voluntário desta obra caridosa ou fazer uma doação deve procurar o Eduardo, ligando para o celular 98317-7336.

dsc01724

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC