Riacho Grande é palco de celebração à Nossa Senhora dos Navegantes

Parte do calendário cultural e um dos eventos religiosos e turísticos mais tradicionais de São Bernardo, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes vai acontecer às 8h da manhã do dia 5 de fevereiro no Riacho Grande. O evento vai concentrar os fiéis na Balsa João Basso com a Colônia dos Pescadores, onde será realizada a tradicional bênção das embarcações e a imagem da santa que seguirá em procissão náutica pela Represa Billings até a Prainha do Riacho Grande.

Ali, em procissão, a imagem de Nossa Senhora será levada à Paróquia São João Batista, onde às 11h será celebrada a Santa Missa. Ao meio dia será servida uma macarronada com almôndegas no Salão Paroquial, ao custo individual de R$ 25,00.

Na região do ABC, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 1953, com a construção de uma capela para dar proteção a todos os frequentadores da Represa Billings. A partir daí foi fortalecida a tradição da procissão náutica e terrestre em homenagem à padroeira.

Linha do Tempo

1953 – Abertura da capela de Nossa Senhora dos Navegantes no bairro Eldorado (atual município de Diadema) e primeira procissão.

1978 – A procissão deste ano é marcada por protestos de grupos ambientalistas pela má qualidade das águas da represa. A procissão é interrompida pelos 15 anos seguintes.

1995 – Retomada da tradição com a procissão saindo das margens da represa Billings no Riacho Grande e indo até Diadema.

1998 – A partir deste ano a procissão passa a ter como ponto de partida o Balneário Mar Paulista, no Bairro de Santo Amaro, capital.

2003 – A procissão volta a ter no Riacho Grande seu ponto de partida, como acontece até a atualidade.

2010 – A procissão passa a ser parte do calendário de festividades do Município de São Bernardo do Campo;

2015 – Desde este ano, a procissão passa a acontecer somente dentro dos nossos limites de município, saindo da Balsa e chegando na Prainha do Riacho Grande.