A Diocese de Santo André celebrou o Dia da Vida Religiosa Consagrada com a Missa em Ação de Graças, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro, na noite desta quinta-feira, (02/02), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André.
A celebração teve início com a cerimônia de ascender as velas. O evento religioso acontece 40 dias após o nascimento de Jesus Cristo, dia em que o menino Jesus foi apresentado no Templo, e onde o ancião reconhece o Senhor, na figura daquela criança.
Dom Pedro falando aos religiosos consagrados citou que “Vivemos buscando ser luz entre a humanidade. Escolhemos viver mais próximo de Jesus, e os interesses de Deus passam a ser nossos também”.
O bispo contou ainda a história do Encontro das três mesas. Ele disse que “Mesa da Comunidade Religiosa é onde os religiosos compartilham o café, o almoço e a janta. É preciso que se mantenha este espaço de união e de amizade. Para viver o momento sagrado de comunhão durante a alimentação, principalmente num mundo marcado pela pressa”.
Ele falou da segunda mesa. “A Mesa da Eucaristia é o ponto de convergência. Ela consolida nossa escolhida de vida. Vem nos mostrar como é belo um mundo regido pelas leis de Deus, uma condição que sempre procuramos viver, apesar de nossa condição humana”.
Por fim definiu a terceira mesa. “A Mesa global nos projeta e nos indica a viver para a missão. Apresenta-nos o alerta para o fato de que existirem milhões de pessoas que aguardam nossa transmissão da Mensagem de Deus”.
Em outro ponto de sua análise, Dom Pedro pediu. “Lembremos de São Francisco Xavier e de Santa Terezinha do Menino Jesus, dois grandes exemplos de vida religiosa.
Deixemos Jesus nos iluminar. Vamos pedir para que a luz do Cristo seja cada vez maior em nossos corações”.
Frei Gilson também se pronunciou, preferindo recordar que o momento de forte crise pelo qual passa nosso país, nos traz a mente que é na escuridão mais forte da noite, que se anuncia que o dia está raiando. “Acreditemos. Tenhamos esperança”, concluiu.
Ao final foram apresentados os novos integrantes da Coordenação do Núcleo Diocesano da CRB. Padre Ryan Mathew Holke, mipk, deixa sua missão, que agora passa a ser executada pela Irmã Elaine.