Diocese de Santo André

Ex-diocesana assume compromisso definitivo de celibatária na Canção Nova

O dia 11 de fevereiro foi de grande alegria para uma moça, que saiu da Diocese de Santo André e se ‘casou’ com o melhor homem que já existiu: Jesus Cristo. A missionária Micheline Maria Pereira da Silva assumiu o Compromisso Definitivo de Celibato, pela Comunidade Canção Nova, em Santa Missa presidida pelo Monsenhor Pe. Jonas Abib (fundador da comunidade) e concelebrada por diversos padres da Canção Nova, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Lavrinhas.

A história deste ‘sim’ começou em 2004, quando iniciou o namoro com o Senhor ao ter seu encontro pessoal com Jesus em uma Cristoteca, em São Bernardo, após ser convidada por uma amiga. Lá fez sua experiência com Jesus Sacramentado e se apaixonou.

Logo, começou a participar da paróquia Nossa Senhora Aparecida (bairro Alves Dias, São Bernardo), novamente a convite da amiga. Não demorou e já participava de grupo de jovens, grupo de oração, da pastoral vocacional, da equipe de liturgia e no serviço como ministra extraordinária da Eucaristia.

Segundo Micheline, a Nossa Senhora Aparecida foi fundamental para sua vida cristã. “A paróquia tem uma grande importância na minha caminhada. Nela fui formada e catequizada na fé. Foram anos que me trouxeram alegria no servir a Deus e criar laços de amizade que duram até os dias atuais”, recordou.

Mas Jesus a queria em outro lugar e, apaixonada por Ele, ela aceitou.  “O que me trouxe à Comunidade Canção Nova foi o chamado à vida missionária, em doar a minha vida inteira pelo Reino de Deus. O apelo veio da Palavra de Deus que me impulsionou nessa decisão: ‘E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna’”, explicou.

E o amor de Jesus ainda fez mais um pedido. “Em uma experiência de oração pessoal, me fez sentir a forma de vida que o Senhor me chamava a viver na Comunidade. Uma passagem bíblica bem significativa no chamado no meu estado de vida está no Evangelho de Mateus 19, 12: ‘Há eunucos por amor do Reino dos Céus. Quem puder compreender, compreenda’”.

Monsenhor Jonas, inclusive, ressaltou que a decisão deste estado de vida é exclusiva. “Ser celibatário é um dom Deus, não é escolha sua ou minha”, disse o sacerdote. Ele também deu a dica para viver bem este estado de vida. “Seja uma celibatária cheia de compaixão, cheia de misericórdia. Eu digo para todos os celibatários: Encham-se de compaixão, encham-se de misericórdia porque é isso que o Senhor quer de vocês como celibatários. Vivam a autêntica vocação que é o celibato. Vivam para valer. A Igreja precisa, a Canção Nova precisa, é de vocês que vêm muitas graças para comunidade”, disse o fundador.

Feliz por sua decisão e, como toda boa ‘nora’, Micheline vai morar na casa da ‘sogra’: na cidade Fátima (Missão da Canção Nova em Portugal). Para esta nova etapa, ela recorda a letra da música “Nossa Missão”, da cantora Adriana Arydes: “(…) É para o seu louvor Sigo anunciando o seu eterno amor; Aonde mandar eu irei Seu amor eu não posso ocultar; Quero anunciar para o mundo ouvir Que Jesus é o nosso Salvador; Grato eu estou Senhor Porque me confiaste A missão de proclamar o seu eterno amor; Mesmo sendo tão pequeno Me deste autoridade De em seu nome anunciar A paz e a liberdade (…)”.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana