Diocese de Santo André

Romaria do Terço dos Homens supera expectativa e reúne 70 mil em Aparecida

No ano em que a Igreja no Brasil celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a 9ª Romaria do Terço dos Homens aos Santuário Nacional registrou um recorde nos dias 17 e 18 de fevereiro. Eram esperados 50 mil romeiros de todo o país, mas 70 mil homens acorreram à Casa da Virgem Aparecida para este momento de oração.

“São 70 mil famílias representadas na Casa de Maria. É a romaria dos 300 anos”, disse Dom Gil Antônio Moreira, o Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, que presidiu a Missa na Basílica Nacional.

A 9ª Romaria Nacional do Terço dos Homens aconteceu no último fim de semana, 17 e 18 de fevereiro, tendo início com a Missa no altar central da Basílica. Em seguida, os romeiros participaram de uma procissão luminosa até o Porto Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem da Virgem de Aparecida.

Ainda na noite de sábado, começaram uma vigília e adoração ao Santíssimo que durou até a manhã de domingo, quando se reuniram em frente à Tribuna Papa Bento XVI. Neste local, conforme relata o portal A12, do Santuário de Aparecida, muitos ficaram surpresos com a grande quantidade de peregrinos. “Parece o dia em que o Papa Francisco esteve aqui”, diziam.

No domingo pela manhã, Dom Gil Antônio Moreira presidiu a Santa Missa, quando reforçou a ideia da necessidade de “lançar as redes” e ressaltou que “rezar o terço é instrumento catequético que reaviva a fé e fortalece a comunhão com Deus”.

Após a celebração, a romaria seguiu com a reza do terço e, por fim, a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

O movimento Terço dos Homens foi fundado no Brasil por Frei Peregrino, religioso Francisco de Penedo (AL), em um povoado de Sergipe, no dia 8 de setembro de 1936. Depois de 80 anos de sua fundação, milhares de homens se reúnem semanalmente em todo o país para rezar o Santo Terço.

Compartilhe:

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025