Diocese de Santo André

55ª Assembleia dos Bispos: Igreja de discípulos missionários

Segundo dia da 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no Santuário Nacional de Aparecida. O dia começou com a Santa Missa na Basílica, presidida pelo Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrado pelos novos bispos, isto é, pelos bispos nomeados desde a última Assembleia Geral.

Os trabalhos do episcopado nacional continuam no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Durante a abertura dos trabalhos no dia de ontem o Arcebispo de Brasília (DF) e Presidente da CNBB, o Cardeal Sergio da Rocha, recordou que a Assembleia Geral deste ano trata de questões importantes para a vida da Igreja como a temática central da iniciação cristã, mas também assuntos do momento nacional brasileiro. Destacou ainda as celebrações do Ano Nacional Mariano e a comemoração dos dez anos da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada aqui em Aparecida, em 2007.

“Neste ano em que celebramos os dez anos da Conferência de Aparecida, que esta Assembleia nos ajude a redobrar o empenho para ser uma Igreja de discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele, nossos povos tenham vida, para que Nele, o nosso povo brasileiro tenha vida neste tempo tão desafiador de crise política e econômica”, afirmou o cardeal, recordando o contexto por que passa o país.

Refletindo sobre o Ano Nacional Mariano, instituído para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, Dom Sergio deu graças a Deus por este tempo e manifestou a disposição de imitar Nossa Senhora, “sendo cada vez mais uma igreja santa, servidora, misericordiosa, orante e fiel como Maria”.

Participaram da cerimônia de abertura o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; o Prefeito da cidade, Ernaldo César Marcondes; o Reitor do Santuário Nacional, João Batista de Almeida, os quais deram as boas-vindas aos participantes, e o Núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que manifestou gratidão ao convite da CNBB e a acolhida dispensada pelos anfitriões.

Segundo Dom Sergio da Rocha, que pediu orações de toda a Igreja no Brasil para a Assembleia, a mesma trata-se de uma experiência privilegiada de partilha fraterna, convivência, oração, estudo, reflexão, “que fortalece a unidade, a comunhão com o episcopado, mas também a unidade com o sucesso de Pedro, o papa Francisco”.

O tema central de reflexão dos bispos neste ano é a “Iniciação à vida cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo”, um tema, segundo dom Sergio, de “profunda qualidade, buscando corresponder aos desafios pastorais identificados neste ano pela missão da Igreja e acima de tudo procurando por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que nos convocam a ser Igreja: casa da iniciação cristã”.

Entretanto, movimentos sociais e sindicatos de todo o Brasil marcam para esta sexta-feira, dia 28 de abril, uma greve geral contra as reformas da Previdência e trabalhista apresentadas pelo Poder Executivo e em tramitação no Congresso Nacional.

Fonte: Rádio Vaticano

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini