Formação Anual e Reunião do Clero fortalecem a unidade sacerdotal

Os presbíteros da Diocese de Santo André vivenciaram dois importantes momentos de fraternidade e de unidade. Primeiro ao participarem de 16 a 18 de maio, da Formação Anual do Clero, trabalhando o tema “Amores Laetitia” – Exortação Apostólica Pós-sinodal amor na família. E depois na manhã de sexta-feira, (19/05), quando, já no Espaço da Sociedade São Miguel, em Santo André acompanharam a Reunião Geral do Clero.

Dom Pedro Cipollini, ao acolher os presbíteros afirmou que “este momento de formação é de suma importância, sobretudo quando tratamos da questão do sacramento do matrimônio e das questões que englobam os desafios da família na modernidade”. Seguindo o exemplo de outras dioceses e regionais, a Diocese de Santo André dedicou este tempo para o estudo e reflexão do tema, sob a orientação do padre espanhol jesuíta, José Ramon. O encontro foi no centro de convenções Santa Mônica, em Guarulhos.

Reunião Geral

A segunda parte deste encontro sacerdotal aconteceu, a Reunião Geral do Clero foi dedicada para os sacerdotes da Diocese de Santo André tivessem contato com diversos temas pertinentes. Inicialmente ouviram a palestra sobre o “Padre e as Mídias Sociais”, trabalhado pelo Padre Tiago Silva. Entre os outros assuntos, o desenvolvido pelo Padre Joel Nery explanando o Sínodo Diocesano. Já Padre Gonise foi a frente para abordar tirar dúvidas sobre os Ministérios Extraordinários. Em outra fala tivemos assuntos como os Diretórios Diocesanos, o novo projeto do Setor Música para o Hinário do ABC Litúrgico, a produção da Novena de Natal, o caminhar da implantação da Extranet para reforçar a comunicação entre diocese e paróquias e as congregações que apresentaram o interesse de ingressarem em nossa diocese.

Clareando alguns pontos estudados, a informação de que os padres presentes aprovaram que seja produzido os subsídios do livreto da Novena de Natal. Para tratar do tema foi formada uma comissão formada pelos sacerdotes, Padre Pedrinho, Padre Felipe, Padre Guilhermo e o recém ordenado, Padre Hamilton. Padre Gonise explicou que agora a idade mínima para receber a instituição do Ministério Extraordinário passou dos 25 para 23 anos, e que a recondução só poderá ser feita por duas vezes seguidas. As paróquias não poderão criar vestimenta diferente da já aprovada pela diocese. Interessante afirmar ainda que um novo Hinário está sendo preparado pelo Setor Música para compor o Folheto Litúrgico, e que após lançar os Diretórios Diocesanos para normatizar as ações dos Diáconos Permanentes e a Formação Presbiteral, a Diocese de Santo André prepara o da Liturgia, a ser lançado na 3ª Sessão Sinodal e o de Sacramentos, até o final do ano.