Diocese de Santo André

A inteligência potencializada à luz da Sagrada Escritura

Todo aprendizado que adquirimos não é somente absorvido, mas também tem o poder de aguçar a inteligência humana para novas descobertas. O ensino tem como finalidade não somente informar, mas treinar o homem a raciocinar. Seja na escola ou nos fatos do dia a dia, o que se lê ou é explicado a alguém motiva a mente dessa pessoa a despertar-se para a curiosidade, buscar novas soluções ou servir como ponto de partida para avançar no conhecimento sobre a ciência e aperfeiçoar as técnicas dos dons que ele tem.

Muito se ouve a respeito de contradições entre a ciência e as Sagradas Escrituras; o que não é correto. A Bíblia não é uma cartilha de história ou de ideias a respeito de um ser superior, mas a experiência do amor de Deus com Seu povo. Por ser mensagem de amor do Criador aos de sua linhagem, a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria, não só do mundo espiritual, mas também nesse plano terrestre, no qual vivemos submetidos às suas leis.

O livro da Sabedoria 9,14 afirma que o saber do homem é ínfimo diante do que é o mundo espiritual e da grandeza que Deus deseja dar ao ser humano.

“Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas providências incertas”. Então, seria o raciocínio humano não levado em conta na nossa intimidade com Deus e no desenvolvimento da intervenção divina em nossa vida. Deus não iria dotar o homem de um instrumento tão poderoso, que é mente humana, e se privar de revelar-se àqueles que foram constituídos a Sua imagem e semelhança.

“De fato, as perfeições invisíveis de Deus – não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade – são percebidas pelo intelecto humano” (Rm 1,20).

A prática da leitura da Bíblia está associada não apenas ao nosso crescimento espiritual, mas ao aperfeiçoamento mental. Isso acontece por meio de uma profunda experiência com a Palavra de Deus, porque, ali encontra-se não somente um livro, mas a pessoa de Jesus Cristo, o Verbo eterno do Pai.

A configuração do ser humano à imagem, semelhança, estatura e mentalidade de Cristo torna-o nova criatura, pleno em sua identidade e inteiro do que Deus pensou a seu respeito.

Por que fazer o estudo da Palavra?

O estudo da Sagrada Escritura potencializa a inteligência e tudo o mais em nós, pois todos os dons e talentos são regidos pela mente, onde, agora, reside a Sabedoria Eterna. Não é uma lavagem cerebral, pois ninguém fica alienado. Deus, no entanto, reescreve, em cada um, o que cada pessoa é na sua identidade por meio da Palavra de Cristo. É um mistério, porque a pessoa se molda à mente de Cristo, mas não perde suas particularidades psicológicas.

Lanço-lhe um desafio: faça o estudo da Palavra durante um ano e confira se você não se sentirá mais sensível aos fatos. Ao término desse período, preste atenção nos seus dons, habilidades artísticas, raciocínio, capacidade de memorização e perceba que tudo estará mais amplo. A administração da sua própria vida, seu desempenho profissional, afetivo e espiritual estarão a caminho da plenitude.

Que tal começar, hoje, a construção de uma nova pessoa?

Fonte: Canção Nova

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral