Diocese de Santo André

Namoro: caminho de descoberta para a vocação matrimonial

Namorar é conhecer melhor a si mesmo e aprender a conhecer o outro. É um caminho de amadurecimento no amor até que se torne união matrimonial. Durante este período, os jovens experimentam a vocação dada por Deus. Afinal, o matrimônio é, antes de tudo, a descoberta de um chamado divino. Dois cristãos que se casam reconhecem em sua história de amor o chamado do Senhor.

Desde o namoro, o homem e a mulher devem ter consciência de que o casamento é um projeto comum, que envolve o casal e Deus. Como lembrou o Papa Francisco em audiência geral, “uma aliança assim não se improvisa de um dia para o outro. O namoro cria condições favoráveis para que o homem e a mulher se conheçam a fundo, para que amadureçam a decisão”.

Como bem sabemos, o amor não é objeto de consumo, não se pode comprar, nem vender. Confiança, familiaridade, liberdade, respeito e carinho são bases de um relacionamento forte, sólido e duradouro. Tudo isso começa a ser plantado no tempo de namoro.

“Fazer de duas vidas uma só vida é também um milagre da liberdade e do coração, confiado à fé.” (Papa Francisco)

O matrimônio, portanto, é como construir uma casa. Ninguém começa pelo telhado. Primeiro, é preciso estruturar o solo, subir as paredes, para depois construir o teto. O namoro e o noivado são passos importantes para a consolidação deste amor conjugal.

Neste mês de junho, celebre a beleza de ser precioso para alguém, agradeça a Deus pelo dom do amor. E, juntos, peçam forças para continuarem firmes nesta caminhada.

Fonte: A12

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?