Diocese de Santo André

O importante e necessário trabalho da Sociedade de São Vicente de Paulo

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) é uma organização civil de leigos, homens e mulheres, dedicada ao trabalho cristão de caridade. Foi criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Rapidamente a Sociedade espalhou-se pelo mundo e já está presente em 150 países.

Em seu trabalho caritativo, auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP. No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres). Aqui a instituição mantém creches, escolas, projetos sociais, lares de idosos, e contato semanal com cerca de 74 mil famílias em necessidade.

Uma rede de caridade

O trabalho de Caridade desenvolvido pela Sociedade de São Vicente de Paulo, ao longo de mais de um século no Brasil, teve como consequências uma expansão de atividades e a obtenção de uma grande credibilidade por parte da população. Assim, pouco a pouco, foi sendo formada uma grande rede de Caridade, formada pelos voluntários, que se reúnem em Conferências. Existem cerca de 20 mil Conferências no Brasil, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários. Seu lema é “aqui nada se perde, tudo se destina”.

Na Diocese de Santo André atuam dois núcleos. O Conselho Central de Santo André, abrangido por esta cidade, mais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e o Conselho Central de São Bernardo do Campo, incluindo além deste município, os de São Caetano do Sul, e Diadema. O primeiro tem sua sede na Rua Antonio Cardoso Franco, 212, no Bairro Casa Branca, em Santo André, (Fone: 4436.9650), e presidido por Maria Edwiges da Silva, e o segundo com sede na Rua Princesa Francisca Carolina, 927, no Bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo do Campo, presidido por José Luciano dos Reis.

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo