Com a proteção de São Tarcísio, Coroinhas e Cerimoniários participam de Encontro

Reunir cinco mil crianças e jovens em um único local para louvar à Deus!

Este foi um dos felizes acontecimentos registrados durante o Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários da Diocese de Santo André, realizado na tarde do domingo, (30/07), no Ginásio Esportivo Milton Feijão Filho, no Bairro Olímpico, em São Caetano do Sul. A bonita assembleia se reuniu para celebrar a eucaristia e dar Graças a Deus aos que auxiliam na celebração da missa.

Em companhia de oito sacerdotes, o bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu a missa que reuniu os Coroinhas, Cerimoniários e Acólitos. O Ministério da Música da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, de São Caetano do Sul animou a tarde e desde as 14h dava as boas-vindas aos jovens das cem paróquias das dez Regiões Pastorais da diocese.

O bispo iniciou sua fala dizendo: “É bonito e comovente vê-los aqui neste ginásio. Vocês que ajudam nas missas com tanto carinho nunca vão se esquecer deste período de suas vidas. Vão sempre recordar que foram coroinhas. E quem sabe no futuro não tenhamos novos padres entre vocês que hoje estão aqui?”.

Além de recordar a história de São Tarcisio, o padroeiro dos coroinhas, que escolheu ficar com seu maior tesouro, que é ter Deus em seu coração, o bispo também ensinou que “Devemos pedir sabedoria para Deus. Sabedoria é a força, é a inteligência de Deus. Algo que Ele vai comunicando todos os dias para nós”.

Em outro momento da homilia, Dom Pedro recordou que “O Reino de Deus não é um lugar. É o centro de pregação de Jesus. E que é o Reino na vida de vocês? É sempre algo que consideramos ser mais importante. Aquilo que mais pensamos durante o dia, aquilo que choramos quando nos tiram. Deus deve ser este centro de nosso querer. O Reino de Deus existe quando não somos egoístas e só fazemos o bem. Quando não colocamos apelido no outro. É onde acontece o perdão, a partilha. Quem descobre isso, descobre um tesouro. Quem é bom fica parecido com Jesus Cristo. Quem ama Jesus e vive como ele nos ensinou passa a viver esta nova realidade que é o Reino de Deus”.

Para os coroinhas e cerimoniários contou que: “Na escola é possível que muitos não entendam quando vocês falam que são coroinhas, mas é assim que vocês se aproximam mais perto da presença de Deus. Devem sempre agir com simplicidade, sem querer se aparecer. Respeitar sua escala de participação”. Em seguida os cinco mil participantes do Encontro renovaram seus compromissos de serviço.

Padre Cleidson que é o Assessor Eclesial, ao final fez diversos agradecimentos e deixou esta mensagem: “Em uma palavra resumo. Coragem. Perseverem na missão. E sejam firmes como São Tarcísio foi”.

O bispo também pediu para que os padres que na infância foram coroinhas expressassem seus sentimentos. Padre Francinaldo disse: “Durante seis anos servir como coroinha, junto ao Padre Noronha. E isto despertou meu chamado vocacional”. Padre Odelardo falou: “Eu tinha oito anos quando me tornei coroinha em Presidente Prudente, servindo com Padre Victor. Uma vez coroinha, sempre coroinha”. Padre Guilherme: “Fui coroinha por nove anos, e aprendi que Jesus não vale a pena, JESUS VALE UMA VIDA”.