Diocese de Santo André

Em julho, mais três cidades recebem exposição que celebra Tricentenário

Após passar pela cidade de Guaratinguetá (SP), a exposição itinerante “300 Anos 300 Fotos” chega a mais três cidades no mês de julho. Os municípios de Taubaté (SP), São José do Barreiro (SP) e Areias (SP) serão os próximos a receberem a mostra, que comemora o terceiro centenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Em Taubaté, a inauguração acontece no dia 7 de julho às 19h no Museu Histórico Professor Paulo Camilher Florençano. No município, a exposição também vai acontecer simultaneamente no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, conhecido como Sítio do Picapau Amarelo. Nos dois espaços, a exibição segue até o dia 30 deste mês.

Uma articulação entre as instituições museológicas pertencentes ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o Museu Nossa Senhora Aparecida, o portal A12.com e o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional permitiram a realização da exposição no município de Taubaté.

Ao mesmo tempo, outra região do Vale do Paraíba também poderá conhecer os detalhes da história da Padroeira do Brasil. Para isso, a galeria itinerante vai colocar o pé na estrada e seguir a rota da Rodovia dos Tropeiros, na região do Vale Histórico, atingindo duas cidades que fazem divisa com o estado do Rio de Janeiro.

A primeira delas será São José do Barreiro. Emoldurada pela Serra da Bocaina e conhecida por seu ecoturismo, a pequena cidade costuma atrair turistas sobretudo durante o mês de julho, durante as celebrações em homenagem ao padroeiro do município, São José. Por isso, a igreja matriz, onde acontece a festa, foi o local escolhido para a montagem da exposição, que acontece de 7 a 18 deste mês.

No fim do mês, integrando as comemorações de aniversário da cidade, Areias também recebe a mostra na Casa de Cultura de 22 a 31 de julho. A realização acontece graças a uma parceria entre o Santuário Nacional e a Secretaria de Cultura do município. Entre as curiosidades da localidade, está a nascente do rio Paraíba do Sul, rio em que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.

Fonte: A12

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025