Igreja é a ponte entre os batizados atuantes e os batizados adormecidos

A posse de Padre George Rodrigues como pároco da Paróquia São João Batista, no Bairro São João, na Região Pastoral Mauá foi durante a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini, e celebrada na noite de sexta-feira, (07/07), missa que contou com a presença de Padre Osvi, que ali esteve por doze anos, do Padre Joãozinho, e do Padre Guilherme, além do Diácono Francisco e Diácono Clodoaldo que vai continuar servindo nesta comunidade.

Dom Pedro em sua fala disse “estamos aqui para agradecer os grandes dons que Deus nos faz. Dons como a vida, a comunhão, as crianças que preenchem os corredores da igreja, os jovens, enfim, todos que aqui vieram para celebrar o fato de Deus prover esta comunidade de um sacerdote que vem para servir. Lembremos dos padres que já passaram por aqui. Recordemos de Padre Osvy , Padre Rogério que retornou para a sua antiga missão. E agora Deus nos envia o Padre George”.

Em sua homilia o bispo ensinou que “Abrãao saiu da sua terra, seguindo o recado de Deus: ‘Sai e vai onde te mandar’. E seguiu sem saber qual o local seria. Seguiu como um errante, por acreditar em Deus. Até que Deus lhe diz para que ficasse no local, onde comprou um pedaço de chão e enterrou sua esposa Sara. Igual ao Padre George que sai por um pedido de Deus, mas com a diferença de que já sabia para onde iria, que é esta comunidade que agora o acolhe com tanto carinho. Temos que deixar Deus conduzir a nossa vida. Deus nos guia, quando temos fé em Deus”.

Sobre a segunda leitura, Dom Pedro explicou que “nesta passagem nos é mostrado que muitas vezes não compreendemos o agir de Deus. A misericórdia de Deus muitas vezes nos espanta. Principalmente num mundo de competição esta forma de amar não é compreendida. Mas Deus nos ama, mesmo sem nosso merecimento. E é assim que nós cristãos aprendemos a praticar o perdão”.

A assembleia composta, além da paróquia, pelos fiéis das cinco comunidades: Capela Santo Antonio, Capela Nossa Senhora de Fátima, Capela Cristo Redentor, Capela Frei Galvão e Capela Santo Expedito, acompanharam com viva compenetração os ritos de posse. Ali também estava grande número de católicos da antiga paróquia de Padre George, a Paróquia São Antonio do Batistini em São Bernardo do Campo.

Ao final o sacerdote que chegou disse: “Agradeço Dom Pedro pela confiança. Ele que me acolheu como um pai amoroso. A paróquia é do bispo, nós padres só estamos aqui para administrar em seu nome. Agradeço a presença dos sacerdotes que aqui vieram. E agradeço pela alegria de poder aumentar o número de amigos, o fato de podermos ser um missionário de Jesus Cristo. Fico imaginando se Jesus ficasse parado no Monte Tabor, certamente nenhum de nós estaria aqui hoje, agindo em nome de Deus. Mas Jesus não ficou parado. Ele seguiu sua caminhada. E nós batizados também temos que ir em frente, trabalhando pelas causas de Deus”.

Padre George que também salientou a presença de sua genitora, explicou sua visão de Igreja. “Vejo a Igreja como uma ponte, entre os batizados adormecidos e os batizados atuantes. Mas não estamos parados deste lado da ponte, simplesmente esperando que eles venham. Somos um povo caminhante que vai em busca dos irmãos do outro lado da ponte. Para mim a imagem da comunidade para que ela seja especial deva ser sempre a manifestação de Jesus”.

Fotos de Paloma Ramos