Missa marca aniversário de São Caetano há 140 anos

Uma das celebrações religiosas mais tradicionais de São Caetano do Sul é a missa que marca a comemoração do aniversário do município. Ela se repetiu na manhã desta sexta, (28/07), data em que a cidade festeja os seus 140 anos de fundação, ou seja, o dia em que as primeiras famílias italianas, vindas de Venetto e Treviso, chegaram ao local onde hoje está o Bairro da Fundação, no ano de 1877.

O município de fato mesmo, só viria a existir com o plebiscito de 24 de outubro de 1948, motivado pelo Movimento Autonomista que lutou para que o então simples subdistrito se libertasse de Santo André e passasse a andar por suas “próprias pernas”.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cipollini, acompanhado pelos sacerdotes que servem nesta cidade. A missa campal aconteceu na frente da Paróquia São Caetano, instalada em 29 de junho de 1953, um ano antes até de a diocese ser criada, em 22 de julho de 1954.

Esta paróquia nasceu como capela. Ela foi erguida em 1.717 pelos monges beneditinos que vieram para implantar a fazenda que recebeu o nome de “São Caetano”. No entorno da pequena capela ficava a olaria destes religiosos. Eles também criavam animais, e tinham até uma pequena plantação. Levavam tudo o que era ali produzido por meio de embarcação usando o rio Tamanduatei até o centro de São Paulo, onde subiam pela hoje Ladeira Porto Geral a fim de ser consumido pelos monges que moravam no Mosteiro de São Bento.

Esta capela foi reformada em 1772 e depois novamente em 1883, até ser demolida em 1898, para ser construída como a hoje conhecemos. Inclusive foi tombada como patrimônio do município.

Nestes 140 anos da chegada dos italianos celebramos, portanto, o terceiro centenário da primeira capela de São Caetano, berço local da religiosidade católica.

Fotos de Elaine Venciguerra