Diocese de Santo André

Paróquia no Batistini acolhe seu novo sacerdote

Momentos de rica emoção foram vivenciados durante a celebração da missa em que Dom Pedro Cipollini, na noite de sexta-feira, (21/07), deu posse ao novo Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, no Batistini, pertencente a Região Pastoral São Bernardo do Campo Anchieta. Naquela noite o Padre Osvaldo de Araújo, que veio da Diocese de São João da Boa Vista, iniciou seu pastoreio em nossa diocese, ação que é fruto do contrato escrito de Igrejas-Irmãs, assinado entre Dom Pedro e o bispo, do interior do Estado de São Paulo, Dom Antonio Vilar.

Estiveram no presbitério, além do bispo diocesano, também Padre Gonise Portugal, sacerdote responsável por aquela região, Padre Fernando Valladares, Padre Guilherme Sanches, e os Diáconos Permanentes, Nilton e Bruno, este já servindo nesta paróquia.

A comunidade desta paróquia, que também abrange as Capelas: São Judas Tadeu, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco, demonstrou seu carinho ao sacerdote que chegava, aplaudindo longamente em várias momentos, como de quando da apresentação da mãe de Padre Osvaldo, Da. Zilda, que convidada por Dom Pedro, a falar, disse com a voz embargada: “O que espero de coração é que meu filho seja amado nesta paróquia como foi em sua antiga paróquia, em Vargem Grande”.

Dom Pedro em sua homilia dedicou uma parte para destacar o momento vivido. “Jesus está presente em seus sacerdotes e hoje nos envia o seu representante para esta paróquia. É por isso que o sacerdote deve se semelhar em tudo à Jesus. Jesus é quem nos liberta de fato, ao contrário dos fariseus que escravizavam o povo. Os doutores da lei complicavam, distorciam os mandamentos de Deus. Devemos nos libertar para Deus. Quem não é livre. Quem é escravo do dinheiro, de seus pecados não pode amar”.

O bispo complementou: “Jesus reage, mas reage com amor. E também o povo pode escolher entre uma e outra atitude para agir com o padre. Pode agir como Jesus, ou agir como os fariseus, que só criticam. Ficam sempre procurando defeito em tudo, criando confusão e não dando nada em troca”.

A chegada do novo sacerdote só foi possível graças ao pronto atendimento de Dom Antonio Vilar, bispo da Diocese de São João da Boa Vista, que disse sim ao pedido de seu amigo, Dom Pedro Cipollini, que lhe explicou a nossa falta de padres, tanto que tínhamos uma paróquia vacante. Felizmente tem bastante padres na região de São João da Boa Vista, e hoje 20 sacerdotes missionários já foram enviados.

O novo sacerdote é padre há 17 anos. Assume como Administrador Paroquial após vivenciar o forte ritual da Igreja para este momento. Ele foi interrogado. Fez a renovação dos votos sacerdotais. E recebeu os instrumentos para bem desempenhar suas tarefas junto a comunidade. “Daqui pra frente será membro da nossa família. Muito obrigado pelo teu sim”, disse a paroquiana representando toda a comunidade.

A Paróquia Santo Antônio tem duas datas muito marcantes. Em1887 se tornou capela, e em 1999 passou a condição de paróquia.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025