“O Capítulo das Esteiras, realizado de 3 a 6 de agosto em Aparecida, que reuniu a Família Franciscana do Brasil, retoma algo peculiar na espiritualidade franciscana que é o encontro de irmãos e irmãs, celebrando o Deus da vida e voltando às fontes, ao espírito das origens, na experiência da fraternidade, como aconteceu com São Francisco”, diz Frei Éderson Queiroz, Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB, referindo-se aos primórdios da Ordem quando os frades se reuniam em capítulo e, porque eram muitos e não havia hospedagem para todos, tinham que pernoitar nas esteiras.
“Ali era o encontro. E daquele capítulo, eles partiam renovados, fortalecidos e com um grande desejo de irradiar no mundo a experiência da fraternidade vivenciada na escuta do Evangelho na Porciúncula, junto a Santa Maria dos Anjos”, acrescenta Frei Éderson.
“Somos peregrinos e forasteiros chamados a construir uma sociedade com as marcas do Reino, antecipando o céu na terra”, afirma, em entrevista exclusiva à RV.
“Alegria, profetismo, e grito de esperança por toda a agressão à mãe-terra e à irmã-natureza: para que todos nós sejamos mais aliados dos pobres. Como dizia São Francisco, seria uma alegria estar junto dos leprosos, dos mendigos, daqueles que são considerados ‘o resto da sociedade’. Aparecida, uma nova Porciúncula”.
Fonte: Rádio Vaticano