Diocese de Santo André

Com a alegria habitual, Pe. Toninho assume a Paróquia Jesus de Nazaré

“Vamos ser felizes porque tristeza não paga dívida”. Com esta frase, o Pe. Antônio Luiz de Araújo deixou sua mensagem aos fiéis da Paróquia Jesus de Nazaré, de São Bernardo, na Missa de sua posse, na tarde do dia 13 (domingo). A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, e teve a concelebração de sacerdotes da região.

A alegria do padre vem para eliminar qualquer resquício de tristeza pelo fim da parceria do Projeto de Igrejas Irmãs, entre as dioceses de Santo André e de Ímola, na Itália. Os sacerdotes italianos estavam à frente da paróquia há 37 anos e, entre os diversos presbíteros que evangelizaram a região, com projetos sociais, destaca-se o Pe. Léo Commissari, que deu sua vida pelos mais pobres – foi assassinado aos 56 anos com três tiros, em 1998.

Dom Pedro destacou que um ciclo acaba, mas que os italianos deixaram sua marca.  “A Diocese de Ímola deixa o perfume do trabalho realizado, o testemunho do Pe. Léo”, disse o bispo. “Queremos agradecer também o trabalho das irmãs do Sagrado Coração de Jesus Agonizante, que continuarão à frente do trabalho assistencial e promocional do Pe. Léo. Enquanto as irmãs estiverem no Brasil, elas ficarão à frente”, completou Dom Pedro.

O pastor da Igreja no Grande ABC ainda recordou que foi realizado um desejo dos padres italianos. “Com o sim do Pe. Toninho, pude satisfazer o pedido dos padres de Ímola. Eles indicaram três nomes para substituir aqui e um deles foi o padre Toninho”, revelou Dom Pedro. “Quero pedir a todos que acolham o Pe. Toninho, que já é conhecido de vocês, que tem bastante experiência, conhece a trajetória do Projeto Igrejas Irmãs. Quando disse a ele se poderia vir aqui, ele se mostrou muito disposto”, elogiou.

Pe. Toninho destacou que conhece bem a Paróquia Jesus de Nazaré, principalmente porque ele estava em uma vizinha, a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro Ferrazópolis. “Estava na mesma região. Cada paróquia tem seu estilo, mas conhecia muito o pessoal daqui. Creio que não existirá dificuldade, a maioria daqui é nordestino e eu sou nordestino. Os padres italianos sempre seguiram as orientações da diocese. É uma transição, mas não vejo dificuldade”, disse o sacerdote.

Pe. Toninho confirmou que a felicidade faz parte da sua personalidade. “Vou caminhando, cantando e seguindo a canção… Claro que temos que trabalhar, mas temos que ser alegres com a vida, ser feliz, mesmo quando há problemas. É um trabalho grandioso aqui”, frisou o sacerdote, que puxou a famosa canção “Um certo galileu”, do Pe. Zezinho, que fala de Jesus de Nazaré, emocionando a todos.

Fotos Elaine Venciguerra e Reportagem de Thiago Silva

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e nomeações – 11/06/2025

“Tu me amas?” – A pergunta de Jesus que ecoou na ordenação de seis novos padres na Diocese de Santo André

Homilia da ordenação presbiteral dos seis novos padres

Amor que forma e conduz: Padre Mário é empossado como reitor da Casa de Teologia

Com espírito missionário, Padre Mário assume Paróquia São Geraldo Magella

nomeacoes

Nomeações e Provisões – 04/06/2025

Celebrando 70 anos de história, Paróquia Nossa Senhora das Graças é dedicada a Deus

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos – 30/05/2025

Reunião do Clero marca entrega da nova Carta Pastoral e orienta caminho para o 9º Plano Diocesano

SOLIDÃO E TECNOLOGIA