Diocese de Santo André

Pastoral da Criança festeja 30 anos com olho no futuro

Na tarde deste domingo, celebrando os trinta anos da atuação da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André aconteceu no Instituto Sagrado Coração de Jesus, o Encontro da Liderança. Depois, por volta das 15h, o grupo em procissão, seguiu pelas ruas centrais de Santo André, até a Catedral Nossa Senhora do Carmo foi celebrada a missa em Ação de Graça, ponto alto das festividades de comemoração dos 30 anos.

“Fui uma mãe acompanhada no Nordeste e também aqui. Agora estou na coordenação. É um trabalho que me entusiasmou porque vale a pena atuar junto às famílias, às mães, às crianças”. Esta história de Maria Gomes Coelho e Silva, nova coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André, é apenas uma das centenas narrativas com o protagonismo da Pastoral da Criança, que completou 30 anos de evangelização no Grande ABC.

Para festejar as três décadas, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu Santa Missa em 17 de setembro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, que ficou lotada com as centenas de líderes da Pastoral. O assessor da Pastoral da Criança, o Pe. Márcio Rodrigues Pontes, o pároco local, Pe. Joel Nery, e o Pe. Luiz Carlos Toffanelli, FC (pároco da Nossa Senhora do Rosário – Santo André), concelebraram.

“Celebrar 30 anos é um marco significativo do desenvolvimento da nossa Igreja. Até quem não comunga com nossa fé, admira a Pastoral da Criança. Quando Deus encontra corações generosos, que formam uma união, Ele faz maravilhas”, destacou o bispo. “Trabalhar com as crianças apaixona. É um trabalho muito lindo que livrou muitas crianças da morte”, completou o pastor.

Contudo, celebrar também significou um olhar a frente, para os desafios que a Pastoral, como está fazendo a nova coordenadora. “Hoje, fecha-se um ciclo na história da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André e abre-se outro. É a do compromisso das realidades existentes que ainda não estão de acordo com o projeto de vida de Deus. Continuamos sendo chamados a sermos luzes na escuridão da vida de muitas famílias, nas comunidades onde vivemos”, disse Maria Gomes, que ainda agradeceu ao bispo pela confiança.

Para Maria Gomes, independentemente do tempo, o importante é anunciar o Evangelho. “Precisamos entender e compreender os desafios de cada tempo e partir em missão. O projeto de Jesus precisa chegar a todos”.

Pe. Márcio também destacou o olhar para o futuro. “Nestes 30 anos, enxergamos as marcas e as pegadas da ação transformadora do Evangelho traduzida em uma forma simples. Agora temos que pensar no futuro. Hoje entregamos como lembranças, as sementes vegetais e ervas, como sinal de esperança. Foram 30 anos semeando e agora queremos que produza frutos para o futuro”, destacou o sacerdote.

Colher os frutos somente é possível graças ao trabalho de antecessores, homenageados ao fim da celebração. Entre eles, a coordenadora nos últimos seis anos, Elisabete Sorvillo Alves, carinhosamente chamada de Bete, que agora vai atuar na regional do SP2 (que inclui oito dioceses).

“Fiquei refletindo o tempo de minha vida junto às realidades de nossa sociedade com essa mudança de época que hoje experimentamos. Mais da metade desses 30 anos pude crescer, ensinar e aprender com a partilha de conhecimentos, angústias e alegrias. Só posso agradecer ao Pai por me manter com saúde, apesar das limitações, para que eu pudesse desenvolver as atividades, sempre buscando a sabedoria do alto reveladas através de meus irmãos de missão”, agradeceu Bete, que continuará apoiando na Diocese de Santo André.

Pastoral

Fundada pela médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, com a finalidade de diminuir os índices de mortalidade infantil causados pela desnutrição, a Pastoral da Criança, aos poucos, se espalhou e está presente em todos os Estados, além de 11 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral. Clique aqui para mais informações: https://www.pastoraldacrianca.org.br/.

Reportagem por Thiago Silva

Fotos por Elaine Venciguerra

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão