Na tarde deste domingo, celebrando os trinta anos da atuação da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André aconteceu no Instituto Sagrado Coração de Jesus, o Encontro da Liderança. Depois, por volta das 15h, o grupo em procissão, seguiu pelas ruas centrais de Santo André, até a Catedral Nossa Senhora do Carmo foi celebrada a missa em Ação de Graça, ponto alto das festividades de comemoração dos 30 anos.
“Fui uma mãe acompanhada no Nordeste e também aqui. Agora estou na coordenação. É um trabalho que me entusiasmou porque vale a pena atuar junto às famílias, às mães, às crianças”. Esta história de Maria Gomes Coelho e Silva, nova coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André, é apenas uma das centenas narrativas com o protagonismo da Pastoral da Criança, que completou 30 anos de evangelização no Grande ABC.
Para festejar as três décadas, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu Santa Missa em 17 de setembro, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, que ficou lotada com as centenas de líderes da Pastoral. O assessor da Pastoral da Criança, o Pe. Márcio Rodrigues Pontes, o pároco local, Pe. Joel Nery, e o Pe. Luiz Carlos Toffanelli, FC (pároco da Nossa Senhora do Rosário – Santo André), concelebraram.
“Celebrar 30 anos é um marco significativo do desenvolvimento da nossa Igreja. Até quem não comunga com nossa fé, admira a Pastoral da Criança. Quando Deus encontra corações generosos, que formam uma união, Ele faz maravilhas”, destacou o bispo. “Trabalhar com as crianças apaixona. É um trabalho muito lindo que livrou muitas crianças da morte”, completou o pastor.
Contudo, celebrar também significou um olhar a frente, para os desafios que a Pastoral, como está fazendo a nova coordenadora. “Hoje, fecha-se um ciclo na história da Pastoral da Criança na Diocese de Santo André e abre-se outro. É a do compromisso das realidades existentes que ainda não estão de acordo com o projeto de vida de Deus. Continuamos sendo chamados a sermos luzes na escuridão da vida de muitas famílias, nas comunidades onde vivemos”, disse Maria Gomes, que ainda agradeceu ao bispo pela confiança.
Para Maria Gomes, independentemente do tempo, o importante é anunciar o Evangelho. “Precisamos entender e compreender os desafios de cada tempo e partir em missão. O projeto de Jesus precisa chegar a todos”.
Pe. Márcio também destacou o olhar para o futuro. “Nestes 30 anos, enxergamos as marcas e as pegadas da ação transformadora do Evangelho traduzida em uma forma simples. Agora temos que pensar no futuro. Hoje entregamos como lembranças, as sementes vegetais e ervas, como sinal de esperança. Foram 30 anos semeando e agora queremos que produza frutos para o futuro”, destacou o sacerdote.
Colher os frutos somente é possível graças ao trabalho de antecessores, homenageados ao fim da celebração. Entre eles, a coordenadora nos últimos seis anos, Elisabete Sorvillo Alves, carinhosamente chamada de Bete, que agora vai atuar na regional do SP2 (que inclui oito dioceses).
“Fiquei refletindo o tempo de minha vida junto às realidades de nossa sociedade com essa mudança de época que hoje experimentamos. Mais da metade desses 30 anos pude crescer, ensinar e aprender com a partilha de conhecimentos, angústias e alegrias. Só posso agradecer ao Pai por me manter com saúde, apesar das limitações, para que eu pudesse desenvolver as atividades, sempre buscando a sabedoria do alto reveladas através de meus irmãos de missão”, agradeceu Bete, que continuará apoiando na Diocese de Santo André.
Pastoral
Fundada pela médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo, com a finalidade de diminuir os índices de mortalidade infantil causados pela desnutrição, a Pastoral da Criança, aos poucos, se espalhou e está presente em todos os Estados, além de 11 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral. Clique aqui para mais informações: https://www.pastoraldacrianca.org.br/.
Reportagem por Thiago Silva
Fotos por Elaine Venciguerra