Diocese de Santo André

Diocese se prepara para vivenciar a fase derradeira do seu Sínodo

O Sínodo Diocesano entra em sua fase derradeira, caminhando para o grande dia, que será a realização da Grande Assembleia no dia 15 de novembro, no Externato Santo Antonio, na Região Pastoral São Caetano.

Para que todos possamos trilhar estes últimos passos, com a mesma dinâmica com que foi trilhado nos últimos onze meses, está sendo apresentada a publicação denominada Instrumento de Trabalho, onde os delegados sinodais poderão acompanhar os detalhes da instrução, ter em mãos os roteiros para Orações e Missas, bem como o texto da Celebração de Abertura da Assembleia Sinodal.

No Instrumento de Trabalho estão inseridos também o texto do Momento Mariano e da Missa de Encerramento, assim como o texto para reflexão: “Um olhar sobre os aspectos da realidade eclesial diocesana. A partir do quinto capítulo o texto específico para as áreas pastorais, seguidas das Propostas enumeradas de um a dez. E por fim os textos analíticos intitulados: “Análise Sócio-Eclesiológica” e “Reflexões teológico-pastorais.

A apresentação deste material é do Pe. Joel Nery, Vigário Episcopal para a Pastoral, onde entre outros pontos, destaca que, “já demos muitos passos: a pesquisa do INPES olhando nossa realidade, atentos aos sinais dos tempos; as Sessões Sinodais nas 100 paróquias revelando onde estamos no processo de evangelização; as duas Sessões Gerais com os especialistas, sob a ótica sócio-eclesial e teológica-pastoral; as Sessões com os 10 Conselhos Regionais Pastorais, elencando as 10 prioridades, e a Sessões das sete Áreas Pastorais reunindo os representantes de pastorais e movimentos diocesanos por afinidade de trabalhos. O instrumento de trabalho que agora apresentamos é resultado deste longo processo até aqui realizado e orientará a Assembleia Sinodal do próximo dia 15 novembro de 2017”.

No documento também podem ser encontradas informações sobre a Assembleia que será realizada no dia 15 de novembro de 2017, no Ex­ternato Santo Antônio (Rua São Luís, 80 – Santa Paula, São Caetano do Sul), das 7h30 às 18h. Ela está estruturada de acordo com os procedimentos previstos em Regimento e seguirá o seguinte roteiro.

  • Acolhida e café
  • Celebração de Abertura
  • Fala de Abertura do Presidente do Sínodo
  • Apresentação da síntese do processo sinodal e das propostas das regiões
  • Discussão, em grupo, sobre a viabilidade das propostas
  • Votação das 3 propostas urgentes e viáveis
  • Almoço
  • Oração de Reinício dos Trabalhos
  • Aprimoramento, nos grupos, das 3 propostas eleitas
  • Missa conclusiva da Assembleia Sinodal (a ser realizada na Ma­triz Sagrada Família).

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo