Conselhos Missionários Regionais fortalecem o sentido missionário da Igreja no Brasil

No Mês das Missões é importante destacar o trabalho dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), valioso serviço prestado à Igreja no Brasil. Todo esse trabalho só é possível com a ajuda de voluntários que realizam o serviço missionário seja em regiões brasileiras ou atuando em outros países como na África e no Haiti.

Para articular e realizar as tarefas de animação, formação, informação, organização e cooperação missionária em todos os níveis da Igreja, cada regional da CNBB possui um Conselho Missionário Regional (Comire). É através deles que as diversas ações são realizadas.

Para os missionários que chegam do exterior é oferecido, em Brasília, duas vezes ao ano, um curso de iniciação à missão no Brasil oferecido pelo Centro de Formação Intercultural (Cenfi) com organização do Centro Cultural Missionário (CCM).

Os missionários, enviados por congregações ou dioceses, aprenderem ao longo dos três meses de curso quatro propostas integradas. São elas: ensino sistemático da língua portuguesa; estágio nas casas de família; introdução à sociedade e à Igreja no Brasil; e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.

E essa formação se reflete no trabalho missionário dos regionais da CNBB. É nos Comires que os missionários vão atuar em diversas frentes. Com a participação de jovens, adolescentes, assessores da Infância e Adolescência Missionária e membros das Famílias Missionárias, de Goiás e Distrito Federal, o Comire do Regional Centro Oeste realizou, em Caldas Novas (GO), no mês de julho, o Encontro de Animação Missionária (EAM), que teve como tema: “Vem! Calça as sandálias e assume a missão”.

Em agosto, missionários paranaenses da Missão Católica Beato Paulo VI participaram do “Curso de Integração Missionária”, em Quebo, Guiné-Bissau.  Esse curso foi promovido pelas duas dioceses que existem na Guiné-Bissau: Bafatá e Bissau e oferece formação aos novos missionários, proporciona-lhe integração entre eles e ensinar a língua crioula, falada pela maioria do povo guineense.

E não para por aí. Além dos Comires, também existe o Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), iniciativa animada pela Pontifícia União Missionária para colaborar na formação e animação missionária nos seminários e casas de formação religiosa.

No início de outubro, os seminaristas do Regional Norte 3 da CNBB (Tocantins) realizaram a primeira reunião de articulação e implantação do Comise no regional que será apresentado oficialmente aos seminaristas em celebração festiva no dia 23 de outubro.

Mensagem do Papa

Em carta divulgada por ocasião do Dia Mundial das Missões, 22 de outubro, o papa Francisco convida a “refletir novamente sobre a missão no coração da fé cristã”. “De fato a Igreja é, por sua natureza, missionária; se assim não for, deixa de ser a Igreja de Cristo, não passando duma associação entre muitas outras, que rapidamente veria exaurir-se a sua finalidade e desapareceria. Por isso, somos convidados a interrogar-nos sobre algumas questões que tocam a própria identidade cristã e as nossas responsabilidades de crentes, num mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas, que injustamente atingem sobretudo os inocentes. Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?”, ressalta trechos da mensagem.

Este ano, o Dia Mundial concentra-se na pessoa de Jesus, “o primeiro e maior evangelizador” (Paulo VI, Exort. ap. Evangelii nuntiandi, 7), que incessantemente envia os cristãos a anunciar o Evangelho do amor de Deus Pai, com a força do Espírito Santo.

Campanha Missionária 2017

Desde o dia 01 de outubro, a Igreja no Brasil deu início ao Mês das Missões e a Campanha Missionária 2017. “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, este é o tema escolhido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para a Campanha Missionária deste ano. A inspiração vem do convite do papa Francisco na Evangelii Gaudium para uma “nova etapa evangelizadora marcada pela alegria” (EG,1).

Em 14 de abril de 1926 o papa Pio XI, oficializou o penúltimo domingo de outubro como Dia Mundial das Missões no qual, as paróquias do mundo inteiro são convidadas a rezar e fazer uma coleta especial em favor das missões.

Este ano, a coleta será feita nas celebrações dos dias 21 e 22 de outubro. Todos os recursos arrecadados são utilizados para a animação e cooperação missionária em todo o mundo, pois e uma coleta universal.

Foto: Victória Holzbach, jornalista e missionária em Moma, Moçambique

Para o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, a campanha não deve ser restrita aos conselhos missionários paroquiais ou diocesanos.

A Campanha Missionária preparou um amplo material de divulgação e estudos. Entre eles, subsídios, DVD´s e orações que podem ser baixados no site das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Fonte: CNBB