Entrevista: Padre Lucas Emanuel fala da Festa dos 300 Anos da Padroeira do Brasil e da fé do Terço dos Homens

Responsável pela condução da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no dia 23 de setembro, durante a realização do 1º Encontro Diocesano da Romaria do Terço dos Homens no Grande ABC (realizado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo), Padre Lucas Emanuel Almeida concedeu entrevista exclusiva para a Diocese de Santo André. Neste espaço, o missionário redentorista comenta sobre os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil, a importância do Terço dos Homens e as celebrações do Ano Mariano e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional de Aparecida.

Responsável pela condução da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida no dia 23 de setembro, durante a realização do 1º Encontro Diocesano da Romaria do Terço dos Homens no Grande ABC (realizado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo – leia a reportagem aqui: goo.gl/H6jJkq ), Padre Lucas Emanuel Almeida concedeu entrevista exclusiva para a Diocese de Santo André.

Anualmente, a Casa da Mãe de Deus recebe cerca de 12 milhões de pessoas. Nesse ano, em razão do ano jubilar, mais de 1,5 milhão de peregrinos e peregrinas são aguardados no santuário, sendo que somente no dia 12 de outubro, a presença pode chegar a 200 mil pessoas.

Perfil

Lucas Emanuel Almeida nasceu em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP). Com a família de quatro pessoas (Lucas, os pais – que trabalham na Pastoral Vocacional, na Paróquia São Bento, em SJC – e um irmão), o jovem entrou aos 15 anos, no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP).

Fez a profissão religiosa como missionário, em 2010. Foi ordenado diácono e depois padre, em 2014, pela Congregação do Santíssimo Redentor. Atuou na formação inicial dos futuros Missionários Redentoristas, no Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste-SP. Cursou Filosofia, em Campinas; Noviciado, em Tietê; e Teologia, na capital paulista (Ipiranga e Cidade Tiradentes).

Ele integra a equipe de trabalho na Rádio e TV da Rede Aparecida de Comunicação.

1 – Como analisa a importância do Terço dos Homens no resgate das famílias e na devoção à Mãe de Deus?

É um movimento que vem crescendo muito e vem unindo famílias, despertando vocações e levando a devoção para dentro da casa das pessoas. Quando o homem reza tem uma força diferente. A mulher está ali sempre tentando, rezando e nunca desisti. Mas quando o pai chama o filho e a esposa (para a oração) é diferente. Esse gesto une as famílias.

É um movimento que tem restaurado muitas famílias brasileiras e tem ajudado cada vez mais a fortalecer a devoção a Nossa Senhora. E quando caminhamos com Maria, não tem como a gente errar o caminho. Que ela nos aponta sempre para Jesus. Em todos os lugares que chegamos com a imagem é sempre gratificante perceber o quanto ela é bem acolhida e o quanto ela ganha o coração dos seus filhos.

É uma visita que renova os corações dos filhos de Deus e com certeza, nós que estamos nesta caminhada ao lado dela, também saímos renovados.

Enxergamos a fé transbordando no olhar das pessoas, com as preces, com os agradecimentos e com todo carinho oferecido a Nossa Senhora Aparecida. A presença de Maria é a manifestação do Deus amigo, que caminha sempre ao nosso lado.

2 – Qual a programação dos principais eventos de outubro em comemoração aos 300 anos da Festa da Padroeira do Brasil?

Estamos num ano comemorativo, o Ano Mariano. Já aconteceram várias atividades, em 2017. A Novena de Nossa Senhora Aparecida, normalmente, começa no dia 3 de outubro, mas excepcionalmente neste ano foi iniciada no dia 1º de outubro e com término no dia 9 de outubro (artistas e padres cantores participam com shows, durante o período da novena).

E entre os dias 10 e 12 de outubro, teremos um tríduo festivo, como se a gente celebrasse 100 anos em cada dia. Lembrando de todas as graças e bênçãos, fatos da história que já conhecemos para colocar tudo isso como um grande agradecimento a Deus pelo presente que é Nossa Senhora Aparecida ao povo brasileiro.

No dia 12 de outubro também teremos as apresentações de 12 artistas conhecidos nacionalmente, que querem prestar homenagens a Nossa Senhora Um artista que tem caminhado conosco e divulgado bastante as atividades é o cantor Daniel, muito devoto da Mãe de Deus, e  que conduzirá alguns shows.

Toda a programação completa está no site: a12.com

Confira o roteiro especial do Dia 12 de outubro:

00H ÀS 04H00 VIGÍLIA MARIANA
04H00 REZA DO TERÇO COM O GRUPO DO “TERÇO DAS MULHERES E TERÇO DOS HOMENS”
05H00 MISSA – “TERÇO DAS MULHERES E TERÇO DOS HOMENS” (TV APARECIDA)
07H30 MISSA DAS CRIANÇAS (TV APARECIDA, RA E A12.COM)
09H30 MISSA SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 300 ANOS DO ENCONTRO DE NOSSA SENHORA APARECIDA – OBLITERAÇÃO DO SELO JUBILAR(TV APARECIDA, RA, RCR E A12.COM)
12H00 HOMENAGEM A NOSSA SENHORA
13H00 MISSA
15H00 CONSAGRAÇÃO JUBILAR NO PORTO ITAGUAÇU
16H00 CONCENTRAÇÃO DA PROCISSÃO SOLENE
16H30 SAÍDA DA PROCISSÃO SOLENE
19H00 MISSA DE ENCERRAMENTO DO JUBILEU
20H30 FESTIVAL DA PADROEIRA COM ARTISTAS DA MÚSICA BRASILEIRA
LOCAL: TRIBUNA PAPA BENTO XVI
GRATUITO
PARTICIPAÇÃO: DANIEL, FAFÁ DE BELÉM, AGNALDO RAYOL, JOANA, RENATO TEIXEIRA, ELBA RAMALHO, CHITÃOZINHO E XORORÓ, ALCIONE, MICHEL TELÓ, PAULA FERNANDES, PE. FÁBIO DE MELO E PRETA GIL.
23H00 SHOW PIROTÉCNICO

Entrevista e fotos por Fábio Sales