Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Missão com Seminaristas Propedeutas

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro a Comunidade São Francisco de Assis da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, da Região Pastoral Diadema viveu as Santas Missões: Visitas Missionárias, com a participação de paroquianos, seminaristas propedeutas, irmã Marisol e do pároco Padre Eduardo Calandro.

A caminhada teve início na sexta-feira (20/10) com a Missa de Abertura, onde foram acolhidos os 14 seminaristas da Casa Propedêutica da Diocese de Santo André. E no sábado, (21/10), foi um dia de Visitas Missionárias e momentos alegres de interação entre as pessoas. Após o café da manhã, o Grupo de Perseverança fez uma apresentação e deu início ao dia de Missão com a oração inicial. Em seguida, paroquianos e seminaristas saíram em duplas para visitar as famílias. Algumas famílias receberam também a visita do padre Eduardo e da irmã Marisol.

Aproximadamente 120 famílias foram visitadas na Vila Joaninha. Entre elas, muitos idosos, doentes e, principalmente, pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica. No final da tarde de sábado, o grupo foi até o Sítio do Caqui – um assentamento próximo a Comunidade São Francisco de Assis, onde a extrema pobreza se faz presente, e adultos e crianças vivem em moradias precárias sem acesso mínimo a saneamento básico. Ali recentemente caminhões despejaram montanhas de lixo, deixando o local ainda mais insalubre. Muitos se chocaram ao se deparar com a situação e se admiraram pelo trabalho desenvolvido pela irmã Marisol.

Nesta comunidade, os moradores se reuniram para rezar, e foram motivados pelas palavras de esperança do padre Eduardo Calandro. No final do dia houve uma noite cultural, com a Companhia de Teatro São Francisco de Assis, (grupo de teatro da paróquia) apresentou uma encenação sobre a Oração de São Francisco. Depois todos se confraternizaram com comidas e música. Providencialmente, muitos alimentos foram doados e famílias carentes puderam receber doações.

No domingo, (22/10), Dia Mundial das Missões, pessoas de toda a paróquia se reuniram na rua da capela para a Missa de Encerramento das Visitas Missionárias, mesmo debaixo de chuva. Após a missa houve um almoço comunitário para todas as pessoas presentes.

Foi um final de semana de muito aprendizado para toda a paróquia e também para os seminaristas. Uma presença católica naquele local tão abandonado e muitas vezes esquecido, mas deixando palavras de esperança e misericórdia e a certeza no coração de que “Nossa Senhora dos Navegantes, navega conosco!”.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Ana Beatriz Lino de Oliveira

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral