Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Missão com Seminaristas Propedeutas

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro a Comunidade São Francisco de Assis da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, da Região Pastoral Diadema viveu as Santas Missões: Visitas Missionárias, com a participação de paroquianos, seminaristas propedeutas, irmã Marisol e do pároco Padre Eduardo Calandro.

A caminhada teve início na sexta-feira (20/10) com a Missa de Abertura, onde foram acolhidos os 14 seminaristas da Casa Propedêutica da Diocese de Santo André. E no sábado, (21/10), foi um dia de Visitas Missionárias e momentos alegres de interação entre as pessoas. Após o café da manhã, o Grupo de Perseverança fez uma apresentação e deu início ao dia de Missão com a oração inicial. Em seguida, paroquianos e seminaristas saíram em duplas para visitar as famílias. Algumas famílias receberam também a visita do padre Eduardo e da irmã Marisol.

Aproximadamente 120 famílias foram visitadas na Vila Joaninha. Entre elas, muitos idosos, doentes e, principalmente, pessoas em estado de vulnerabilidade socioeconômica. No final da tarde de sábado, o grupo foi até o Sítio do Caqui – um assentamento próximo a Comunidade São Francisco de Assis, onde a extrema pobreza se faz presente, e adultos e crianças vivem em moradias precárias sem acesso mínimo a saneamento básico. Ali recentemente caminhões despejaram montanhas de lixo, deixando o local ainda mais insalubre. Muitos se chocaram ao se deparar com a situação e se admiraram pelo trabalho desenvolvido pela irmã Marisol.

Nesta comunidade, os moradores se reuniram para rezar, e foram motivados pelas palavras de esperança do padre Eduardo Calandro. No final do dia houve uma noite cultural, com a Companhia de Teatro São Francisco de Assis, (grupo de teatro da paróquia) apresentou uma encenação sobre a Oração de São Francisco. Depois todos se confraternizaram com comidas e música. Providencialmente, muitos alimentos foram doados e famílias carentes puderam receber doações.

No domingo, (22/10), Dia Mundial das Missões, pessoas de toda a paróquia se reuniram na rua da capela para a Missa de Encerramento das Visitas Missionárias, mesmo debaixo de chuva. Após a missa houve um almoço comunitário para todas as pessoas presentes.

Foi um final de semana de muito aprendizado para toda a paróquia e também para os seminaristas. Uma presença católica naquele local tão abandonado e muitas vezes esquecido, mas deixando palavras de esperança e misericórdia e a certeza no coração de que “Nossa Senhora dos Navegantes, navega conosco!”.

Clique aqui e veja todas as fotos.

Texto e fotos de Ana Beatriz Lino de Oliveira

Compartilhe:

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor

nomeacoes

Decretos e Provisões – 22/05/2026

Legião de Maria celebra 70 anos de missão na Diocese de Santo André

No Grande ABC, diferentes vozes se unem pela paz mundial

Serviço de Fraternidade e Partilha reúne agentes das pastorais sociais da Diocese