Diocese de Santo André

Prédio da Cúria completa cinco anos, reunindo os católicos do Grande ABC

Há cinco anos, em 2012, a Diocese de Santo André se preparava para inaugurar o Edifício-Sede da Mitra Diocesana, e a data escolhida foi o dia 30 de novembro, Dia do Padroeiro de nossa Diocese. E não poderia ser uma melhor data já que este dia, tão marcante dos católicos que aqui residem, passou a ser também o de festejar anualmente este importante ponto de referência e de unidade de toda Igreja do Grande ABC.

Para entender aquele período, é importante recordar uma das muitas entrevistas concedidas pelo hoje, bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, que com sua visão de futuro, ousou construir este prédio que hoje abriga toda a vida da diocese. Ele falou ao jornal A Boa Notícia, da época: “Quando olhava para a antiga residência episcopal transformada em cúria diocesana, confesso que não via a hora de iniciar a construção de um edifício que abrigasse a Cúria diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral de nossa Diocese”. Ele sensibilizou a todos ao dizer também que “Agora, está no coração de cada fiel católico de nossa Diocese, a vontade de assumir conosco este desafio e torná-lo realidade. Alegre-se conosco! Não se exclua dessa obra que é de todos”. E realmente todos os fiéis católicos disseram sim a este chamado.

O prédio tem onze andares, além dos dois subsolos destinados para estacionamento. Com arquitetura arrojada, é um dos mais belos prédios do centro de Santo André. No edifício foram projetadas salas para acolher as coordenações e lideranças das diversas pastorais, oferecendo-lhes espaço adequado para reuniões e encontros de formação.

Em breve o prédio vai abrigar também o museu e estúdios de tv e rádio. No momento: a recepção; auditório para 210 pessoas; sala de confraternização/estar/café; administração Pastoral; dois andares para as Pastorais e Movimentos; administração da Cúria; escritório do Bispo; e biblioteca e arquivo.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo