Há cinco anos, em 2012, a Diocese de Santo André se preparava para inaugurar o Edifício-Sede da Mitra Diocesana, e a data escolhida foi o dia 30 de novembro, Dia do Padroeiro de nossa Diocese. E não poderia ser uma melhor data já que este dia, tão marcante dos católicos que aqui residem, passou a ser também o de festejar anualmente este importante ponto de referência e de unidade de toda Igreja do Grande ABC.
Para entender aquele período, é importante recordar uma das muitas entrevistas concedidas pelo hoje, bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, scj, que com sua visão de futuro, ousou construir este prédio que hoje abriga toda a vida da diocese. Ele falou ao jornal A Boa Notícia, da época: “Quando olhava para a antiga residência episcopal transformada em cúria diocesana, confesso que não via a hora de iniciar a construção de um edifício que abrigasse a Cúria diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral de nossa Diocese”. Ele sensibilizou a todos ao dizer também que “Agora, está no coração de cada fiel católico de nossa Diocese, a vontade de assumir conosco este desafio e torná-lo realidade. Alegre-se conosco! Não se exclua dessa obra que é de todos”. E realmente todos os fiéis católicos disseram sim a este chamado.
O prédio tem onze andares, além dos dois subsolos destinados para estacionamento. Com arquitetura arrojada, é um dos mais belos prédios do centro de Santo André. No edifício foram projetadas salas para acolher as coordenações e lideranças das diversas pastorais, oferecendo-lhes espaço adequado para reuniões e encontros de formação.
Em breve o prédio vai abrigar também o museu e estúdios de tv e rádio. No momento: a recepção; auditório para 210 pessoas; sala de confraternização/estar/café; administração Pastoral; dois andares para as Pastorais e Movimentos; administração da Cúria; escritório do Bispo; e biblioteca e arquivo.