Diocese de Santo André

De Nossa Senhora do Livramento ao Senhor do Bonfim: tradições que alcançam milhares de corações Brasil afora

Devoções cultuadas por séculos fazem do povo baiano um dos mais fervorosos quando o assunto é fé para vencer na vida 

Alda Silva Souza convive com as tradições religiosas desde a infância. Nascida na Microrregião de Livramento do Brumado, no Centro-Sul do Estado da Bahia, mais especificamente no município de Livramento de Nossa Senhora (que teve seu nome consolidado em 1966, sendo anteriormente a cidade de Livramento de Brumado), hoje com 46 mil habitantes, ela herdou de sua avó, a fé em duas devoções mais que centenárias: a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Livramento, por quase 300 anos; e a do Senhor do Bonfim, que completou 272 anos de adoração, em 2017. 

“Vim ainda adolescente para São Paulo. Com 16 anos, por coincidência, comecei a morar com minha tia, justamente na rua ao lado da Paróquia Senhor do Bonfim (Parque das Nações). E comecei a frequentar a igreja, pois já convivia com essa tradição na Bahia”, conta. 

Porém, Alda começou a praticar ainda mais a sua fé, ao somar mais devoções na sua vida, como a do Sagrado Coração de Jesus e de São José. 

Alcancei muitas graças, na saúdefamília e emprego. Certa vez fui numa Igreja de São José (Parque Erasmo Assunção, em Santo André), numa quarta-feira, e em oito dias arrumei trabalho na Volkswagen (em São Bernardo)”, relembra. 

Coletividade e solidariedade

Realizada em setembro de 2017, a procissão do Senhor do Bonfim sempre rende boas histórias de superação, agradecimentos e, logicamente, pedidos de saúde, emprego, harmonia familiar e sucessos nos estudos. 

Cida traz sua filha Isabele, atualmente cursando o catecismo, desde os primeiros passos na infância para a peregrinação pelas ruas no entorno do hoje Santuário localizado no Parque das Nações. Ela recorda que uma das graças alcançadas foi o restabelecimento do seu pai, após recuperação de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

“Em quatro meses ele voltou a falar. Foi uma dádiva. Aqui percebemos que todos unidos somos mais fortes para conquistarmos a as bênçãos de Deus”, revela. 

Por outro lado, o paroquiano Nilson, mesmo desempregado, não perde a fé de que dias melhores virão. 

A fé em Deus. Sem isso não somos nada. Tudo, saúde, família. A mensagem para pessoas depressivas com situações adversas é nunca desistir dos objetivos”, pensa. 

Já a cabeleireira Maria Aparecida sempre acompanha o cortejo, de sua casa, com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, terço e crucifixo, ao lado de uma garrafa com água benta“Faz bem para o coração e sempre rezo para as pessoas que mais precisam de ajuda neste mundo”, sintetiza.

A Paróquia Senhor do Bonfim é administrada, desde 1949, pela Ordem dos Frades Menores Conventuais, da Província São Francisco de Assis. O Santuário Senhor do Bonfim está localizado na Rua: Oratório, 1458 (Parque das Nações-Santo André) e funciona das 6h30 às 20h30, sempre com duas missas diárias. O atual pároco é o Frei Nestor Marin. Mais informações pelo telefone: (11) 4472-8444.

Para ler mais sobre a Festa do Senhor do Bonfim e uma entrevista com o Frei Nestor Marin, clique nas duas matérias:

https://diocesesa.org.br/2017/10/04/entrevista-frei-nestor-exalta-sao-francisco-de-assis-e-a-espiritualidade-do-santuario-senhor-do-bonfim/

https://diocesesa.org.br/2017/09/18/tradicao-por-mais-de-sete-decadas-a-festa-do-senhor-do-bonfim-aconteceu-na-manha-deste-domingo/

Reportagem e fotos: Fábio Sales 

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral