Missa pela canonização de Santo Padre André de Soveral

A Missa em Ação de Graças pela canonização de Santo Padre André de Soveral foi celebrada na manhã desta segunda-feira, (22/01) na cidade de São Vicente, a primeira cidade do Brasil. A celebração campal foi presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Entre os bispos presentes, Dom Pedro Carlos Cipollini, Dom Pedro Striginn e Dom Tarcísio.

Mártir da Igreja, André de Soveral se tornou o 1º Santo de São Vicente. O Santo padre André de Soveral havia sido beatificado em 2000 e é santo desde setembro do ano passado.

André de Soveral nasceu em 1572, quatro décadas após a Fundação da Vila de São Vicente. Ele foi batizado na Igreja Matriz da cidade, quando ainda nem existia a construção atual. Soveral se ordenou padre e foi discípulo de padre José de Anchieta. Ele morreu em 1645, no Rio Grande do Norte, como mártir da Igreja Católica durante a invasão holandesa.

Segundo registros, Soveral morreu durante a celebração de uma missa, por isso se tornou mártir. A história conta que num ataque violento, que matou muitas pessoas, o padre André estava celebrando a missa dominical, quando foi morto. Ele teria dito: “viva o santíssimo sacramento”.