Conversão no tempo da Quaresma

“O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é nosso presente a Ele.” (São João Bosco)

Na Quaresma, somos convidados a praticar com mais intensidade a oração, a esmola e o jejum para chegarmos à Páscoa como homens e mulheres novos. Homens e mulheres de  espírito renovado e fortalecido pelo Cristo que rompe todas as barreiras da morte e ressuscita no terceiro dia em  toda a sua glória. Homens e mulheres libertos de tantos ditames deste mundo, pois nosso Senhor Jesus Cristo passa pelo que passa para nos devolver toda a dignidade de filhas e filhos muito amados por Deus.

Até concordo com aqueles que dizem que o Natal são todos os dias, e que os exercícios quaresmais podem e devem ser exercitados sempre por um cristão que vive verdadeiramente a sua fé na grandiosidade destes mistérios: Vida, Morte e Ressurreição de Jesus.

Mas  não podemos desperdiçar a chance destes tempos litúrgicos fortes para nossa conversão pessoal. Está jejuando de quê? O que tem de melhor para doar aos que te cercam? Aumentou o tempo de oração, escuta e meditação da Palavra?  Está vivendo sua Quaresma ou nada foi mudado?

A título de ilustração, comparemo-nos a uma horta que precisa de cuidados constantes para que seja uma horta produtiva: água, sol, adubo, na medida certa e no tempo certo também; larvas e outros insetos a atacam e a exterminam sem piedade, se não a socorrermos.  Também precisamos retirar as ervas daninhas que as sufocam e lhes roubam todos os nutrientes, enfraquecendo-as pouco a pouco. Tudo na quantidade certa e na hora certa. Nem mais nem menos. Todos os dias, um pouquinho de cuidado faz toda a diferença.

Assim somos nós. Uma horta que precisa de cuidados constantes. Cuidado de nosso Criador que nos oferece o céu, enquanto teimamos em ficar com as coisas passageiras deste mundo.

Aproveite a Quaresma. Cuide de sua horta. Are a terra… Mexa no que está endurecido ou até petrificado… prepare os canteiros de seu coração…. plante e replante em seu espírito…semeie e veja nascer algo maravilhoso dentro de você.  Ame ao próximo como a si mesmo… abandone o que  faz mal a você… liberte-se dos fardos inúteis de tantos sentimentos negativos…. faça brotar aí uma pessoa melhor que se aceita, que perdoa e acolhe os outros…. Uma pessoa que consegue enxergar a própria grandiosidade diante de tantos sofrimentos da humanidade. Uma pessoa que agradece por tudo o que tem… por tudo que é.  Uma pessoa otimista e corajosa como foram os santos que nos antecederam. Um jardim florido onde a vida jorra abundantemente.

Quer ou não quer passar a pé enxuto o Mar Vermelho (Ex 14,1)  e deixar para trás tudo o que o escraviza e oprime?   Abra sua mente e vislumbre a libertação e a felicidade rumo à terra prometida que o Senhor reservou para cada um de nós… e que já está à nossa disposição.

Comecemos agora. Só depende de nós, irmos para a terra prometida ou  ficarmos na mesmice opressora como aqueles que ainda não fizeram a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo: O Ressuscitado! (Lc 24, 11-35)

Nesta Quaresma, façamos a experiência do deserto com Jesus (Mt 4, 1-11) e deixemo-nos transformar num lindo presente a Ele.

Artigo escrito pela revisora da Diocese, Osmarina Pazin.