Há quatro décadas, numa manhã do dia 25 de fevereiro de 1978, na Diocese de Franca, no interior de São Paulo, era ordenado pela imposição das mãos de Dom Diógenes da Silva Matthes, o então Padre Pedro Carlos Cipollini. Quarenta anos depois, este sacerdote de Cristo serve ao Reino de Deus, como bispo diocesano da Diocese de Santo André, missão que já desempenhou na Diocese de Amparo.
Neste domingo, (25/02), Dom Pedro celebra sua caminhada de 40 anos como padre. Ele que nasceu no dia 4 de maio de 1952, em Caconde, no interior de São Paulo. Concluiu nos “Padres Paulinos”, o seu noviciado no ano de 1972, e no ano seguinte ingressou no Seminário Central Imaculada Conceição, do Ipiranga, pela Diocese de Franca. Através do Centro Universitário Assunção obteve licenciatura em Filosofia e Pedagogia.
Vivenciou o curso de Teologia, na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção (de 1973-1977), e foi ordenado diácono e padre na Catedral da Imaculada Conceição em Franca, São Paulo. Sua primeira Paróquia foi a Paróquia São Sebastião, na cidade de Franca. Isto no ano de 1978. Em 2000 Pe. Pedro foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Basílica do Carmo), no centro de Campinas. E em 2001, foi nomeado Cônego Catedrático do Cabido Metropolitano de Campinas.
Eleito bispo diocesano de Amparo pelo Papa Bento XVI, em 14 de julho de 2010. Ordenado bispo na catedral de Campinas no dia 12 de outubro de 2010 e empossado dia 24 de outubro de 2010 na Diocese de Amparo.
No dia 27 de maio de 2015 foi eleito Bispo de Santo André, pelo Papa Francisco
Na Diocese de Santo André onde idealizou e realizou as Visitas Pastorais e o Sínodo Diocesano.
Os diocesanos e diocesanas da Diocese de Santo André, se irmanam para expressar os votos de felicitações pela jubilar efeméride e entoa um canto de agradecimento pelo muito que este pastor vem fazendo pelo Reino de Deus.