Diocese de Santo André

Dom Pedro expressa preocupação com poluição na Represa Billings e cobra mais responsabilidade dos governantes

Discursos do bispo da Diocese de Santo André aconteceram no domingo (04/02), durante os três atos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: na procissão náutica, na caminhada com a imagem santa e na celebração em louvor à Mãe de Deus, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo 

A Represa Billings é considerada um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana da Grande São Paulo, sendo que um dos braços da represa, o Rio Grande, responsável pelo abastecimento de água potável para São Bernardo, Diadema e uma pequena parte de Santo André e São Paulo, Daqui sete anos completará um centenário de vida, pois foi idealizada na década de 1920, mais precisamente em 27 de março de 1925, pelo engenheiro americano Asa White Kenney Billings, razão pela adoção do nome para a localidade. 

Foi criada como um reservatório hidro energético e no início não era dada tanta importância para o abastecimento de água, fato que mudaria de cenário ao decorrer das décadas seguintes. 

Razões para comemorar? Não é bem assim. Diante do crescimento populacional e industrial vivenciado na metade do século passado e a falta de planejamento e projetos educacionais de governos e empresas, a Represa Billings sofre até hoje o descaso de outrora, sendo a água contaminada, diariamente, pela poluição de agentes químicos pelas indústrias e esgoto doméstico, ambos grandes vilões para uma vida saudável do povo. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela USP (Universidade do Estado de São Paulo), em abril do ano passado, a poluição das águas afeta a saúde da população e o equilíbrio ambiental, sendo possível encontrar no local carcaças de carros, plásticos, garrafas, vidros, medicamentos anticoncepcionais, dentre outros lixos e não recicláveis, reduzindo e afastando diversas espécies de peixes, prejudicando famílias e o comércio que vive da vida aquática, principalmente pescadores.  

Outra questão preocupante é a população do Riacho Grande, que vive às margens do reservatório, vulnerável às contaminações pela água, que causa inúmeras doenças, como respiratórias, dermatites e no intestino. 

Desafios 

A melhoria na qualidade d’água sempre foi um desafio para a sobrevivência da Represa Billings. Algumas ONGs como o SATS (Serviço Aéreo Terrestre de Salvamento e Proteção Ecológica) foram importantes no engajamento em defesa da conservação e melhor aproveitamento dos recursos naturais, por meio de vistorias técnicas, elaboração de projetos e palestras educativas com o Programa “De Olho na Billings”.  

Por outro lado, no início de 2018, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por meio do Programa Pró-Billings, informou medidas para a despoluição da represa, na ampliação de coleta e tratamento de esgoto para 250 mil pessoas, na região do Grande ABC. A meta é melhorar as condições ambientais e qualidade de vida. As obras serão realizadas em duas etapas e beneficiarão cerca de 46 bairros de São Bernardo do Campo. 

Preservação e consciência 

Em sintonia com uma das grandes preocupações do mundo atual, a preservação do meio ambiente e melhor aproveitamento dos recursos naturais, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini salientou que a principal missão do homem é amar e cuidar da natureza.  

Segundo ele, a situação em que a Represa Billings se encontra é fruto da falta de zelo das autoridades e da ausência de consciência por parte de algumas pessoas. 

Percorremos as águas de nossa represa (na procissão náutica, durante a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes) e diante de tantas coisas que nós vemos, os maus-tratos à natureza feitos pelo homem, queremos reconhecer os nossos pecados. Queremos pedir perdão pela falta de respeito junto à irmã águaPoluímos a represa sem nenhum escrúpuloPerdão quando desmatamos sem nos preocuparmos com as consequências para as gerações futuras“, disse, logo ao início da celebração. 

Vivemos numa época de risco de contaminação pela falta de cuidado para com o saneamento básico. Queremos pedir perdão como leigos, políticos e religiosos, pois não fizemos o dever de casa, permitindo a contaminação dos nossos biomas“, continua. 

Responsabilidade dos governantes 

Dom Pedro avaliou que a humanidade tem todos os instrumentos em mãos para uma vida mais saudável e melhor aproveitamento dos recursos naturais. 

Esse mundo tão bonito que Deus fez para nós. Coisa linda essa represa, né! As águas, as árvores, os peixes, Deus fez tudo maravilhoso e entregou para nós. E às vezes culpamos Deus. Ah, porque acontece isso, porque acontece aquilo. Deus já fez tudo para nós. Ele deu uma coisa muito importante. Chama-se inteligência! Ele (homem) sabe governar bem quando quer. Sabe fazer um avião que pesa toneladas e fica lá em cima sem cair, não vai saber organizar a sociedade?, questiona. 

E mandou um recado para que os responsáveis pela condução dos governos sejam mais solidários e comprometidos com as prioridades e necessidades do povo. 

(O homem governante deveria se preocupar mais com a populaçãoDistribuindo a todo mundo que precisa. Mas não quer, por causa do egoísmoda ganância, do pecado. Jesus veio para nos livrar deste pecado. Acreditar no que é bom e para fazer o bem. Porque tem gente que gasta a vida fazendo maldade. Achando que vai vencer. Não vai! Porque Deus não está comprometido com a maldade. Deus está comprometido com o bem”, evidencia. 

O bispo diocesano pregou também mais mobilização da sociedade e dos governantes para que a Represa Billings seja recuperada e tenha vida longa. 

“Vamos agradecer a Deus por essa represa (Billings). Uma grande riqueza, uma benção de Deus para essa região toda, porque junto com essa água tem a floresta, tem um clima melhor e mais vida. Essa represa simboliza vida. Ela deve ser preservada, ninguém jogar lixo. A consciência tem que crescer, né! Porque é essa água que bebemos, dessa água que muita gente se serve“, elucida. 

Leia também a matéria sobre a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: 

Reportagem e foto: Fábio Sales 

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani