Diocese de Santo André

Capela São José no itinerário da Visita Pastoral

O ciclo da Visita Pastoral teve continuidade na tarde deste domingo, (18/03), quando o bispo diocesano visitou a Comunidade São José, pertencente à Paróquia Santa Luzia, de Ribeirão Pires, que tem como pároco, o Padre Everton Gonçalves Costa. Inicialmente presidiu a celebração, abençoou as famílias e depois conversou com a população. Esta comunidade fica na Rua Javari, 345, no Jardim Aprazível, Km 4.

Falando para a assembleia, Dom Pedro disse: “Hoje estamos aqui nesta comunidade que reverencia São José. O pai de Jesus, aqui na Terra não fala nada. Mas sua participação na Bíblia é de ação. Ele faz. Não precisa falar. A sua importância está neste agir. Ele é obediente à Deus. Ser obediente é ouvir a Palavra de Deus e procurar entender o que Ele quer de nós. Assim como estamos aqui, agora, ouvindo a Palavra de Deus”.

Dom Pedro conversou com os fiéis que convivem nesta comunidade, e ficou sabendo que ela existe há trinta anos, desde que começaram a rezar o terço nas casas dos moradores. E que neste salão alugado, onde foi celebrada a eucaristia, estão há cinco anos. “Nosso grande sonho é comprar um terreno e então erguer uma construção que venha a ser sede da capela”, disseram.

Também disseram que “a comunidade se reúne para rezar. Aqui têm missa todos os domingos às 9h da manhã. e nos reunimos para vivenciar ‘A família no altar de Deus’. Os doentes são visitados. Já os batizados são feitos na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Rodovia Índio Tibiriça, 2864, a mais próxima, e que fica há dois quilômetros daqui”.

 

Homilia

Dom Pedro nos ensinou que “Com Jesus, Deus faz a Aliança definitiva. Jesus é glorificado dando sua vida na cruz. E fez isso por amor. O ‘Amor’ tem vários significados, mas para Deus, amar é se colocar a serviço do próximo, como por exemplo, as mães que estão sempre a serviço do filho. Fazem por amor. Não é por interesse. Por amor também a pessoa está a serviço do doente, dos mais necessitados”.

O bispo também explicou que “Num mundo cheio de injustiças, amar assim acaba não sendo bem visto. Mas o que vale no fim é sempre este amar que Deus nos ensina. Nossa vida aqui na Terra vai acabando, até chegar ao fim com nossa morte. Mas neste momento, Deus nos dá tudo de volta e ai ganhamos mais. Passamos a ter uma vida que não se acaba. Para entender isso é preciso ter fé. A fé é a vitória que vence tudo neste mundo”.

 

 

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus