Diocese de Santo André

Diocese celebra a Quinta Feira Santa – O primeiro dia do Tríduo Pascal

A Catedral Nossa Senhora do Carmo esteve completamente tomada na manhã desta quinta feira, quando teve início o Tríduo Pascal, que terá o seu término na tarde de domingo. O bispo reúne todo o clero da diocese e preside a Missa dos Santos Óleos, na solene renovação da ordem presbiteral, o sacramento do serviço amoroso, cuja origem vem do mandato de Jesus na última ceia. ”Fazei isto em memória de mim”.

Dom Pedro Cipollini em sua fala expressou sobre a volta do bispo emérito, Dom Nelson Westrupp, sjc, à Diocese de Santo André, após 13 meses de sua missão como Administrador Apostólico na Diocese de Lages, em Santa Cataria. “Nossa casa fica mais completa com a sua presença. Uma salva de palmas para Dom Nelson. Aqui é sua casa”.

O bispo também relatou a caminhada da Diocese desde o seu pastoreio, recordando o Sínodo Diocesano e as Visitas Pastorais. E expôs o que ouve quando conversa com os fiéis das mais diversas capelas e comunidades. “Quando pergunto, em todos os lugares a resposta tem o mesmo significado: A comunidade se tornou a minha família. Não consigo mais viver sem a minha comunidade de fé”, respondem.

Num momento forte da celebração se repetiu o gesto de 60 anos passados, quando da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo, com os cântaros cheios de óleos adentraram em procissão sendo acompanhado pela iluminação de doze velas acesas. E a assembleia ouvindo: “Eis o óleo para o Santo Crisma”. “Eis o óleo dos Enfermos” “Eis o óleo dos Catecumenos”.

Abençoar os Santos Óleos usados no ano inteiro nas paróquias da cidade é uma das cerimônias litúrgicas da Semana Santa, registrada na presença do bispo e dos sacerdotes de toda a Diocese. É um momento de reafirmar o nosso compromisso de servir a Jesus Cristo. Os óleos abençoados nesta celebração são:

 

ÓLEO DO CRISMA: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos Sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

 

ÓLEO DOS ENFERMOS: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.

 

ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.

Ao final de celebração, a assembleia rezou a oração à Nossa Senhora do Carmo, abrindo oficialmente as festividades dos sessenta anos de sua dedicação, ocorrida em 22 de agosto de 1958. Para celebrar a data jubilar, nas dez noites que a antecederem a data, uma Região Pastoral ficará à frente das orações.

Dom Pedro também fez questão de entregar a cada sacerdote coordenador de Região Pastoral uma recordação, com a imagem de Santo André em um azulejo acompanhado do brasão da diocese. Cada coordenador ao subir era acompanhado de um leigo representando o Conselho Regional de Pastoral, que ganhou um vaso com uma bela planta. O mesmo mimo foi entregue a cada um dos sacerdotes.

 

Texto: Humberto Pastore

Fotos Eva Casagrande

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão