Diocese de Santo André

Mirante Santo Antônio ganha a sua Via Crucis

Dom Pedro Cipollini abençoa nesta segunda-feira, as 18h a inauguração da Via Crucis no Mirante Santo Antônio em comemoração aos 64 anos da Estância Turística de Ribeirão Pires tornando o local um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.

O Mirante recebeu manutenção, limpeza, pintura e recolocação de calhas para escoamento da água. Todos os serviços foram realizados no entorno da Capela e escadaria. Também serão instaladas câmeras de segurança, portões para fechamento do acesso e zeladoria, feita pelo efetivo da Guarda Civil Municipal.

Além da revitalização, foram construídas 15 molduras de alvenaria para encaixe dos mosaicos que ilustram as estações da Via Crucis. As imagens ilustram o caminho percorrido por Jesus carregando a cruz, desde Pretório até ao Calvário.

O prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, explica que “O projeto da Via Crucis é um pedido da comunidade do Mirante há muitos anos. Além de belíssima, essa ideia complementa as nossas ações de fomento ao turismo local. Desde o ano passado, trabalhamos para adequar a cidade à Lei Complementar 1.261, que estabelece condições e classifica as cidades com título de Estância”.

Desde 1998, o projeto da Via Crucis foi idealizado pelo então seminarista Irmani Paulo Borsatto. Na época, Borsatto finalizava os estudos em Teologia e, em Ribeirão Pires, fundou a Pastoral Vocacional, que ainda reúne jovens da cidade. Com a ida de Borsatto, em 2001, para a Itália, o projeto ficou nas mãos de Antônia Berbel Cuntiero, munícipe que coordenou a Capela de Santo Antônio entre os anos de 1995 e 2005.

Em 2002, a comunidade católica começou a angariar verba, por meio da antiga associação de bairro e de doações de famílias do município, para a execução do projeto, com a ajuda do Padre Reynaldo Antônio Scrocaro (pároco da época, falecido em 2003).

Após ficar por longo tempo sem apoio do Poder Público, o projeto foi retomado entre os anos de 2007 e 2012. Neste período, foi entregue a confecção das peças à artista Silvana Regina da Luz Zampol, da escola Arte Expoente.  Em setembro de 2010, após pesquisa das imagens e escolha dos materiais adequados, Silvana e uma equipe de profissionais artesãos, professores e alunos da escola, além de muitos colaboradores em particular, deram inicio à confecção das telas.

Todas as cenas da Via Crucis foram executadas sobre painéis de fibrocimento, confeccionadas a partir de pequenos pedaços de revestimento cerâmicos coloridos, recortados um a um e colados artesanalmente sobre os paineis. Os mosaicos fazem referência ao estilo bizantino, arte milenar que requer muita paciência e criatividade, e retratam as passagens da Via Crucis com riqueza de detalhes, cores, tons, perspectiva e harmonia de efeitos.

Compartilhe:

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral

A ESPERANÇA: É POSSÍVEL?

COMIDI reúne representantes paroquiais em formação missionária na Basílica Menor