Diocese de Santo André

Ribeirão Pires ganha itinerário de fé com inauguração da Via Crucis

Durante a inauguração Dom Pedro Carlos Cipollini realizou a bênção das estações

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou a cerimônia de entrega da Via Crucis na escadaria do Mirante Santo Antônio, na noite da última segunda-feira, dia 27. Cerca de mil pessoas integrantes das comunidades das paróquias do município e região prestigiaram o evento, que contou com a presença do Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, do prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko, o vice-prefeito, Gabriel Roncon, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto, entre outras autoridades municipais e das paróquias de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A entrega da Via Crucis fez parte das celebrações dos 64 anos de emancipação político-administrativa da Estância. A instalação das quinze obras de arte feitas em mosaico, pela artista Silvana Luz, que retratam o caminho percorrido por Jesus Cristo desde Pretório até o Calvário, era um pedido antigo da comunidade católica das paróquias locais.

Ansiosa para percorrer a Via Sacra, a munícipe Daniela Terra de Souza, integrante da Comunidade do Mirante Santo Antônio, da Paróquia de São José, falou sobre a importância do projeto. “Para nós, integrantes da comunidade do Mirante, a entrega da Via Crucis é um sonho realizado. Foram vinte anos desde a idealização até a inauguração. Estamos muito felizes pela conquista e com o apoio do Poder Público. Pedimos que o local seja preservado”, declarou emocionada.

O Mirante Santo Antônio recebeu manutenção, limpeza, pintura e recolocação de calhas para escoamento da água. Todos os serviços foram realizados no entorno da Capela e escadaria. Além da revitalização, foram construídas 15 molduras de alvenaria para encaixe dos mosaicos que ilustram as estações da Via Crucis.

Durante a cerimônia de inauguração, o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini realizou a bênção das estações. “A instalação da Via Crucis pelo Poder Público demonstra o interesse pelo bem patrimonial, beneficia a Estância e traz à memória a história de Jesus Cristo. A presença de todos vocês, das autoridades paroquiais e dos gestores municipais, nos mostra que por meio da união é possível alcançar os objetivos e viver em uma sociedade com amor, paz e fraternidade”, afirmou o Bispo.

“Fico muito feliz em entregar este projeto no mês de celebração do aniversário da Estância. Pedido há tanto tempo pela comunidade, a Via Crucis complementa as nossas ações de fomento ao turismo local. Entregamos o Mirante revitalizado, com videomonitoramento e zeladoria feita por efetivo da Guarda Civil Municipal. Pedimos que a população se aproprie do local e ajude na preservação deste importante ponto turístico”, afirmou o prefeito Kiko.

Dentro das festividades de aniversário da cidade, no dia 30 de março (sexta-feira), 14h acontece a Encenação da Paixão de Cristo na Vila do Doce – Palco Central (Rua Boa Vista, S/N no Centro).

Compartilhe:

Com o livro dos 70 anos em mãos, Diocese de Santo André participa da abertura do 16º Congresso de História

Dez foranias, um mesmo caminho: preparação para a Assembleia Diocesana

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/11/2025

“A vida não acaba aqui”: Dom Pedro preside as missas de Finados em Santo André e Rio Grande da Serra

Altar da Comunidade Mãe Rainha e São Bernardo, da Paróquia Imaculada Conceição (Matriz de Diadema) é abençoado

Nota sobre o Halloween de Dom Julio Endi Akamine

RECORDAR OS FALECIDOS

Fiéis Defuntos: Missas nos cemitérios das sete cidades

Paróquia Santo Antônio celebra dedicação da igreja

“O dom do serviço como reflexo da Trindade” inspira retiro dos Diáconos Permanentes